Coimbra

Secretário de Estado do Ambiente visitou as obras na Ribeira de Carnide

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 21-08-2015

O Presidente da Câmara Municipal de Pombal e o Secretário de Estado do Ambiente – acompanhados pelo Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta, e por Nuno Bravo, da Administração da Região Hidrográfica do Centro – visitaram as obras de Limpeza, Reabilitação e Valorização da Ribeira de Carnide.

PUBLICIDADE

unnamed (6)

Durante a visita, o Secretário de Estado teve oportunidade de ver no local as ações de limpeza que decorrem ao longo desta linha de água, bem como as opções de intervenção que foram adotadas nesta obra, que contempla a limpeza, desobstrução e regularização da linha de água – uma intervenção que assume importância na prevenção de cheias e inundações.

PUBLICIDADE

Para além da limpeza e da valorização das margens da Ribeira de Carnide, esta empreitada contempla também o registo cadastral de todos os proprietários que confinam com as margens da ribeira, ao longo da sua extensão, o que permitirá ao Município saber quem são os donos dos terrenos, para que possa sensibilizá-los para a limpeza frequente e para o tratamento responsável das suas propriedades junto do curso de água.

Representando um investimento de €94.573,21 – selecionado pelo Fundo de Proteção de Recursos Hídricos para uma comparticipação comunitária de 85 porcento, e com um prazo de execução de 90 dias – esta intervenção será executada numa faixa de 5 metros ao longo de cada margem.

PUBLICIDADE

As opções adotadas nesta intervenção incluem a remoção de material lenhoso do leito e das margens da ribeira, bem como a reparação de rombos e a estabilização das margens, recorrendo a técnicas de engenharia natural. A consolidação de margens será feita com a  plantação de vegetação autóctone, em extensões de margens sem vegetação, pretendendo-se com isso um maior controlo da propagação de vegetação exótica e invasora, como as acácias, as silvas e as canas.

Serão também construídos micro e miniaçudes e criadas bacias de retenção, de modo a melhorar o funcionamento hidráulico da ribeira.

Na sequência desta intervenção, o Município de Pombal tem promovido um conjunto de sessões públicas de informação e sensibilização, destinadas a todos os cidadãos, em especial os proprietários dos terrenos confinantes, que recebem informações sobre as formas mais corretas de se proceder à limpeza das margens.

Prevista para o inicio do próximo Outono está a intervenção no Rio Arunca, em moldes semelhantes à limpeza da Ribeira de Carnide, estando neste momento em fase de análise de propostas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE