Coimbra

Secretário de Estado da Cultura visita obras da casa de Aristides Sousa Mendes

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 21-08-2015

A Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC),promove no próximo dia 26 de agosto,  pelas 11:30, em Cabanas de Viriato, Carregal do Sal, uma visita às obras de recuperação da Casa do Passal  Aristides de Sousa Mendes, que contará com a presença de Jorge Barreto Xavier, Secretário de Estado da Cultura.

PUBLICIDADE

Em 2000 foi criada a Fundação Aristides de Sousa Mendes, com o objetivo de internacionalizar e divulgar a pessoa de Aristides Sousa Mendes, restaurar a casa e instalar ali um museu. No entanto a Direção Regional de Cultura do Centro, após reunião com a Fundação decidiu avançar com uma candidatura ao QREN em 2012 no sentido de recuperar a estrutura exterior e interior da Casa do Passal e a sua cobertura, tendo sido aprovada a candidatura, com projeto efetuado pelos técnicos da DRCC.SOUSA MENDES

A contrapartida nacional de 15% saiu do orçamento da DRCC, uma vez que a Fundação não tinha esse montante, sendo que o valor total das obras desta primeira fase é de cerca de 400.000 Euros.

PUBLICIDADE

A Casa do Passal foi classificada como Monumento Nacional em 2011 não pelo seu valor arquitetónico, mas pelo seu simbolismo. Este ano comemoram-se os 75 anos do ato da consciência, 1940-2015, ou seja, dia em que Aristides Sousa Mendes passou mais vistos a judeus, a recuperação da sua Casa será a maior homenagem que Portugal lhe pode prestar.

A Casa do Passal remonta a sua construção ao século XIX, foi residência de família de Aristides de Sousa Mendes, tendo siso ampliada e remodelada nos anos 20 do século passado, altura em que se tornou numa imponente mansão com características arquitetónicas ecléticas. Após a expropriação da casa em consequência das dívidas de Aristides Sousa Mendes, esta teve um longo período de abandono que a transformou em ruína.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE