Coimbra

Sé Velha mantém-se aberta ao público durante as obras de restauro (com video)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 14-12-2021

Restauro do revestimento cerâmico da torre de lanterna, da porta especiosa e das pedras da fachada da Sé Velha são algumas das intervenções previstas no projeto de requalificação da obra lançada hoje pela Direção Regional de Cultura do Centro. A intervenção vai durar um ano mas o funcionamento do monumento e abertura ao público deverá manter-se, revelou a  diretora Regional da Cultura.

PUBLICIDADE

Suzana Menezes disse ainda que estão previstas diversas reparações, com “particular incidência nas coberturas e nos sistemas de drenagem de águas pluviais”. Um novo revestimento dos terraços em telha cerâmica, substituição de telhados, restauro do revestimento cerâmico, conservação de elementos pétreos e reparação dos vitrais da sacristia são algumas das intervenções previstas, acrescentou.

Presente na cerimónia, a secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, destacou a importância do património para a “coesão territorial e desenvolvimento económico das regiões”, realçando a intervenção em Coimbra por ser “um esforço partilhado e participado. A defesa e a preservação destes monumentos é fundamental para a partilha e fruição do património”, salientou.

PUBLICIDADE

Para o desenvolvimento deste projeto a DRCC celebrou um protocolo de colaboração com a Sé Velha de Coimbra no âmbito do qual as partes assumem o pagamento da contrapartida nacional em partes iguais (15%), complementarmente a DRCC assume a responsabilidade de executar o projeto
de intervenção, assumindo o papel de dono da obra. A obra foi adjudicada à empresa Lusocol, Sociedade Lusa de Construções, Lda., no seguimento de um concurso público lançado pela DRCC a 30 de julho de 2020.

O investimento na Sé Velha é de 410.140,95€, financiado no âmbito do Centro 2020, a intervenção na Sé Velha prevê ainda “reparações e o desenvolvimento de mecanismos de proteção da envolvente do edificado”.

PUBLICIDADE

publicidade

A Igreja do Carmo, encerrada há vários anos, vai também receber obras que permitirão “abrir o monumento à visitação” do público, através do financiamento do Centro 2020.

Veja o video do direto Notícias de Coimbra, com os pormenores da intervenção na Sé Velha e na Igreja do Carmo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE