Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Saúde “mete água no Luso”. População exige mais médicos (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 30-01-2023

Cerca de uma centena de pessoas manifestou-se, esta segunda-feira, 30 de janeiro, junto à Extensão de Saúde de Luso,  no concelho da Mealhada, contra o que considera ser uma falha grave do Serviço Nacional de Saúde.

PUBLICIDADE

Exigem “mais um médico de família, bem como a abertura do espaço de segunda a sexta-feira”, disse, ao NDC, Oscar Carvalho, utente e um dos promotores desta concentração, referindo que “o acesso a tratamentos de enfermagem diários, vacinação, pensos curativos, controlo de doenças crónicas são também motivos de preocupação”.

Lembrando que “a maioria da população são idosos ou têm carências económicas”  e que “a Extensão de Saúde apenas está aberta nos períodos da manhã de  segunda e quarta-feira, ou seja, sem horários condignos e ao sabor dos interesses de quem é responsável por esta unidade clínica de Luso”, frisa.

PUBLICIDADE

publicidade

“A comunidade está cada vez mais descontente devido às dificuldades que tem tido no acesso a consultas, tanto ao nível da medicina como no capítulo da enfermagem. Se já existia um problema gravíssimo com a falta de médicos de família, que persiste há vários anos, agora também os cuidados de enfermagem são mais escassos”, refere este utente e um dos promotores da concentração.

A Extensão de Saúde de Luso é a mais recente do concelho da Mealhada, fruto dos esforços da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Luso, mas por incúria de quem manda, mais de metade da população está sem médico de família, após um profissional clínico passar a aposentação.

PUBLICIDADE

O presidente da Autarquia disse ao NDC que irá reunir-se esta tarde com a Administração Regional de Saúde do Centro. ” Em cima da mesa estará este assunto”, garantiu António Jorge Franco.

Para o presidente da Junta de Freguesia de Luso esta manifestação mostra “o desagrado da população com a abertura apenas nas manhãs de segunda e  quarta-feira”.

Entre outras reivindicações, a população exige reverter a consulta aberta para a sede do concelho, bem como a  reposição de médicos, enfermeiros e pessoal  administrativo, a abertura de segunda a sexta-feira, criando mais-valias no apoio às populações, especialmente aos mais idosos e carenciados.

Veja os diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com