Saúde

Saúde do Centro reforça capacidade de realização testes à Covid-19

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 07-04-2020

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) reforçou a sua capacidade de realização de testes à covid-19 com a entrada em funcionamento do Laboratório de Análises Clínicas da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

Criado no âmbito de um acordo de parceria, firmado em março, entre as duas entidades, o laboratório, que entrou hoje em
funcionamento depois de um período de aferição dos equipamentos, é parte fundamentaldos testes à covid-19 realizados na região Centro.

A criação do Laboratório, que conta com outras parcerias necessárias ao seu funcionamento – o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Instituto Português do Sangue e Câmara Municipal de Coimbra – permite à ARSC reforçar a capacidade de realizar testes no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Até agora, o diagnóstico da doença tem sido assegurado pelos laboratórios hospitalares e pela rede complementar de laboratórios privados, que disponibilizaram capacidade ao SNS.

PUBLICIDADE

publicidade

O funcionamento do Laboratório da UC permite à ARSC privilegiar, a partir de agora, os testes a realizar a grupos de risco e cidadãos mais vulneráveis; entre outros, idosos institucionalizados, bombeiros, doentes referenciados para intervenção cirúrgica,
profissionais de vários setores em atividade, doentes hemodialisados.

Neste sentido, aARSC criou equipas móveis, com capacidade para se deslocarem a casa da pessoa com suspeita de covid-19, a lares de idosos, a áreas dedicadas covid-19 Comunidade que funcionam nos centros de saúde, para realizarem as colheitas com maior rapidez, eficácia e segurança. Todas essas amostras são enviadas, posteriormente, para o Laboratório da UC que, neste momento, tem uma capacidade instalada para atingir os 450 testes/dia.

PUBLICIDADE

Integrado neste projeto de mobilização de meios de resposta à atual crise resultante dacovid-19, o Centro de Diagnóstico Móvel instalado na Praça da Canção, em Coimbra, poderá começar a receber cidadãos previamente referenciados pela linha SNS 24, centro de saúde ou hospital.

Trata-se de um ponto de recolha de amostras, em modelo drive thru, em que a pessoa referenciada se desloca dentro do seu veículo automóvel, sem entrar em contacto com outras pessoas, reduzindo, assim, o risco de infeção em cada colheita. 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE