Saúde

Saúde: 29 de Maio é Dia Mundial da Esclerose Múltipla

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 01-05-2013

No âmbito do Dia Mundial da Esclerose Múltipla a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) promove, nas delegações de todo o país, várias iniciativas que pretendem celebrar a efeméride e sensibilizar a população para a doença.

PUBLICIDADE

No dia 29 de Maio, Dia Mundial da Esclerose Múltipla, realiza-se um convívio para doentes nas instalações da SPEM do Porto e a SPEM de Coimbra promove, com a colaboração da Ordem dos Enfermeiros, uma concentração de pessoas com EM, familiares e amigos no Parque Verde de Coimbra. A delegação de Leiria realiza, às 18h00, na FNAC do LeiriaShopping, o lançamento de um livro de receitas com a contribuição de portadores com esclerose múltipla.

Na SPEM de Portalegre decorre uma sessão de exercício físico e relaxamento, para a qual estão abertas inscrições até ao dia 3 de Maio, para portadores, familiares e simpatizantes que queiram mobilizar-se pela esclerose múltipla. A delegação da SPEM em Faro desenvolve, também no dia 29 de Maio, uma ação de sensibilização para a doença e para o trabalho da associação, composta por uma venda de solidariedade no Mercado Municipal, durante a manhã, e um peditório nas ruas da cidade, no decorrer da tarde. Esta ação de sensibilização da SPEM Faro arrasta-se pelos dias 30 e 31 de Maio e 1 de Junho na Praça do Auditório Municipal, em Lagoa, no âmbito da Feira da Cidadania, Festa da Criança e Feira do Livro.

PUBLICIDADE

publicidade

“As portadores com esclerose múltipla gostariam que a sociedade em geral compreendesse o que é a doença e de que modo é que esta afeta as suas vidas”, refere Fátima Paiva, Presidente da SPEM. A responsável acrescenta ainda que “É importante a criação de redes de sensibilização e conhecimento junto dos organismos públicos, empresários e público em geral, para que se possam criar mais oportunidades de emprego e educação, bem como garantir o acesso aos cuidados de saúde e contribuir para a angariação de fundos das instituições que trabalham em prol das pessoas com esclerose múltipla”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE