Coimbra

SASUC aproveita claras que iam para o lixo para fazer Molotov

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 18-06-2015

Após uma ampla campanha de sensibilização de toda a comunidade universitária, os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) conseguiram reduzir, em apenas dois meses, uma tonelada de desperdício alimentar nas cantinas da Universidade.

PUBLICIDADE

molotof-classico

O primeiro efeito positivo da campanha de sensibilização para combater o desperdício alimentar, lançada em abril passado, traduz-se na passagem de 8 para 7 toneladas de desperdício alimentar. Os SASUC procederam a uma nova pesagem, através da consideração de todos os resíduos alimentares mantidos no prato após o final da refeição, e o resultado obtido demonstra um impacto significativo no combate ao desperdício.

PUBLICIDADE

publicidade

A campanha intitulada “Menos é igual a Mais” incluiu a sensibilização da comunidade universitária e o respetivo envolvimento na partilha de sugestões/práticas a adotar neste contexto, bem como uma intensa fase de preparação/reflexão dos trabalhadores da Divisão de Alimentação dos SASUC.

Para além das medidas relativas à adoção de novos comportamentos, como a confeção de batatas com casca; aproveitamento da casca da maçã na salada de fruta e dos talos de couve e alface em sopas; de introdução de uma nova sobremesa – Pudim Molotov – para o aproveitamento das claras de ovo, a Divisão de Alimentação implementou ainda a aproveitamento de pão em torradas, pão ralado e croutons para sopas e saladas; e aproveitamento de fruta madura para confeção de purés.

PUBLICIDADE

Os SASUC apresentaram também a candidatura ao apelo lançado pela Secretaria de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar para obtenção do Selo de Reconhecimento “PRATØ – Boas Práticas e Atos no Desperdício Alimentar Zero”.

O sucesso da campanha manifestou-se ainda no esforço coletivo dos membros da Comunidade UC, nomeadamente na adesão ao doseamento dos seus pratos, solicitando a quantidade certa às necessidades individuais.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE