“São Jorge” e “Histórias de Alice” nos Caminhos do Cinema Português

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 28-11-2017

O segundo dia do Festival Caminhos do Cinema Português inclui um total de seis sessões, onde poderá contar com a presença de realizadores de alguns dos filmes em competição
23897261_10214366194536348_1504447339_o

PUBLICIDADE

O dia 28 de novembro começou com a sessão inaugural dos Caminhos Juniores pelas 10 horas, uma iniciativa do festival que visa a educação e captação de interesse do público mais jovem para o cinema português.

Esta atividade paralela permite aos mais novos o primeiro contacto com a sétima arte através de alguns minutos cinematográficos adequados à sua faixa etária. Os filmes serão exibidos no Teatro Académico Gil Vicente.

PUBLICIDADE

publicidade

Posteriormente, pelas 15 horas, tomará lugar a primeira sessão da Seleção Caminhos deste dia, dedicada aos Juvenis e aos Seniores, na qual será mostrada a animação “Das Gavetas Nascem Sons”, de Victor Hugo, e ainda “São Jorge”, realizado por Marco Martins e que contará com a presença da produtora Rita Santos Silva.

Às 16h30, no Mini Auditório Salgado Zenha, terá início a exibição de alguns dos filmes da outra seleção competitiva do festival, a Seleção Ensaios Internacionais, com principal destaque para a animação “Temptation”, estreada em julho deste ano. Seguem-se “Blanca” de Mariana Peña, “Place To Be”, uma história sobre três amigos sem abrigo que viajam até Tel-Aviv para concretizar o sonho de um deles de cantar num reality show televisivo, e “Different Bayern”, de Matthias Kobmehl.

PUBLICIDADE

A Seleção Caminhos retorna ao TAGV com nova sessão pelas 17h30, com uma curta metragem de Luís Campos, “A Carga”, seguindo-se “Ferro Sangue” de Fábio Penela e a estreia de “Norley e Norlen”, de Flávio Pereira.

Destaca-se o último filme desta sessão, “Carta Ao Meu Avô”, um documentário de João Nunes e da jornalista da SIC Sofia Pinto Coelho, que resulta da sua descoberta dos filmes de 8mm do avô e descreve a história de um homem dividido entre o amor e o dever.

A Seleção Ensaios Nacionais tem hora marcada para as 18 horas, no Mini Auditório Salgado Zenha, onde serão exibidas as ficções “Beach Scene”, “Fôlego”, “Ico”, “Terceira Idade” e “Um Refúgio Azul”, de Gonçalo Ribeiro, Rúben Sevivas, Patrícia Vidal Delgado, Virgílio Pinto/Rodrigo Morais e João Lourenço, respetivamente. Será ainda possível ver a animação de Natália Azevedo Andrade, “Hereafter”, e o principal filme desta seleção, “Esta Noite Que Nos Chama”, de Francisco Morais e Miguel Pinto.

Por fim, às 21h45, a Seleção Caminhos mostrará “Histórias de Alice” de Oswaldo Caldeira, onde é relatada a vida de um cineasta brasileiro chamado Lucas.

Ao falecer a sua mãe, Alice, este busca as raízes portuguesas da sua família, do outro lado do oceano, descobrindo uma bela história de amor. A sessão termina com a exibição de “Surpresa” de Paulo Patrício, “Souvenirs” de Paulo Martinho e “O Homem Eterno”, que contará com a presença do seu realizador, Luís Costa, e de Tiago Carvalho, seu parceiro de montagem, sendo de novo exibidos no TAGV.

O segundo dia dos Caminhos do Cinema Português culminará com uma Master Session intitulada “Primeiros Planos – Da Escola ao Filme”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE