Cidade

Santo António dos Olivais quer restaurar retábulo de João de Ruão

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 01-11-2016

 

PUBLICIDADE

O restauro de um precioso retábulo da autoria de João de Ruão, que se encontra no Mosteiro de Celas, é um dos muitos objectivos a que se propõe a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais – como revelou o respectivo Presidente, Manuel de Oliveira, no decorrer de um jantar realizado pelo Rotary Club de Coimbra – Olivais naquela freguesia.

unnamed-5

PUBLICIDADE

Com cerca de 65 mil habitantes e mais de 19 quilómetros quadrados de área, esta freguesia é a maior do distrito de Coimbra, uma das maiores do País e a mais heterogénea de Portugal, englobando uma vasta área urbana e uma extensa superfície rural.

Criada há 160 anos, no seu território situam-se algumas das mais importantes estruturas da Região, como o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, o Estádio Cidade de Coimbra e o Pavilhão Polidesportivo, o Instituto Português de Oncologia e muitas outras instituições de saúde, três bairros sociais, grandes superfícies comerciais, várias escolas dos diversos graus de ensino, grande número de monumentos.

PUBLICIDADE

publicidade

Entre eles o Mosteiro de Celas, datado do séc. XIII, onde se encontra o tal retábulo do francês João de Ruão, que carece de urgente restauro – e para o qual, segundo referiu Manuel de Oliveira, a Junta de Freguesia está a tentar conseguir apoios de mecenas e da própria comunidade.

unnamed-6

Na palestra que proferiu durante o jantar promovido pelo Rotary Clube no Restaurante Santo António, Manuel de Oliveira referiu alguns aspectos que evidenciam a grandeza da freguesia e a responsabilidade da Junta – como, por exemplo, a existência de 15 escolas cuja conservação está imputada à Junta de Freguesia.

Mas também a manutenção de espaços verdes, a limpeza e conservação de arruamentos e passeios, o apoio social e a prática desportiva para séniores. Nesta última área, registem-se quase três centenas de pessoas a praticar hidroginástica e cerca de centena e meia com aulas de ioga e outras modalidades.

Destaque merecem também os apoios concedidos a muitas pessoas que não têm recursos para adquirir medicamentos ou para fazer face a algumas das despesas básicas – e que encontram resposta no Centro Social Fausto Correia, criado pela Junta de Freguesia.

Recuperar casas devolutas para lhes dar uso adequado é outro dos propósitos da Junta de Freguesia – que celebrou já protocolos de cooperação com a Escola Superior de Enfermagem e com a Escola Superior de Educação e com uma Associação de São Romão que apoia doentes com Alzheimer.

unnamed-7

Manuel de Oliveira sublinhou também que a Junta de Freguesia tem uma situação financeira equilibrada, sem dívidas e com pagamentos a 30 dias, mercê de uma gestão rigorosa por parte de uma equipa coesa. O Presidente da Junta (que tem 79 anos de idade) revelou que está a achar o seu trabalho apaixonante, pelo que tenciona recandidatar-se nas próximas eleições autárquicas.

Usaram ainda da palavra o Presidente e o Vice-Presidente do Rotary Club de Coimbra. Olivais (Jorge Castilho e João Mexia, respectivamente) e o Tesoureiro da Junta de Freguesia, Pedro Mendes de Abreu, que aludiu às suas velhas ligações familiares ao Movimento Rotário, já que seu Avô foi o fundador do Rotary Clube da Figueira da Foz, um dos mais antigos do País.

unnamed-8

Antes do jantar, os rotários estiveram na Igreja de Santo António dos Olivais, em visita guiada por Frei Severino Centomo, que relatou, de forma pormenorizada, a história daquele belo templo e da passagem que por ele fez Santo António antes de ir para Itália. Presentes elementos de outros clubes rotários (nomeadamente de Coimbra, de Coimbra – Santa Clara e da Curia – Bairrada), que seguiram as detalhadas explicações do franciscano italiano a propósito da história daquela igreja, construída no local onde os franciscanos ergueram um eremitério no início do século XIII.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE