Coimbra

Santiago da Guarda viaja na História

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 09-09-2015

Um Mercado Romano acontece em Santiago da Guarda a 12 e 13 de Setembro, em substituição da Feira Medieval que ali se realizou nos últimos anos.

PUBLICIDADE

unnamed (9)

Contando mais uma vez com o envolvimento das colectividades do Concelho na disponibilização de refeições e bebidas características daquele Império, este Mercado inicia-se na tarde de Sábado, 12 de Setembro, com uma arruada de grupos musicais a que se segue o cortejo de máscaras mitológicas, bailarinas, sacerdotes e vestais, numa procissão de coloridos trajes e encanto.

PUBLICIDADE

Seguem-se os treinos com aves sobre as cabeças dos escravos, numa demonstração de falcoaria e, pelas 19h00, mostras de agrado dos povos pacificados com oferendas aos deuses do Império. Acepipes de boa cozinha mediterrânica ocupam a hora de jantar, num convite a uma boa refeição com família e amigos, seguindo-se pelas 22h00 o treino de armas dos legionários.

Acontece depois o espectáculo A Forja de Vulcano, com malabares de fogo. Os festejos encerram à meia-noite e recomeçam ao meio-dia de Domingo, com a abertura do Mercado e o serviço de almoços.

PUBLICIDADE

publicidade

Honrando os bons modos Romanos, a tarde de Domingo é dedicada aos banhos: durante o caldário, tepidário e frigidário, em que o Patrício é banhado, há danças de vestais, combate de gladiadores, rituais de purificação, declamação de poesia, canto, música e recrutamento de milícias lusitanas para adestramento de armas.

As bodas de Vénus com Baco são celebradas a partir das 17h00, numa carroça alegórica acompanhada por teatro de rua com comediantes. Numa batalha com hora marcada, acontece às 18h00 a revolta de povos túrdulos e cónicos e luta com os legionários. A partir das 19h00 acontecem interpretações musicais dos povos do Império, enquanto actores e momos ridicularizam os costumes e troçam dos circunstantes. Saltimbancos e acrobatas exibem os seus talentos por entre os olhares da multidão antes do Circus Máximus/ Sacrifício aos Deuses, marcado para as 21h00. O encerramento dos festejos acontece pelas 22h00.

Este Mercado Romano acontece em torno do Complexo Monumental de Santiago da Guarda e da sua villa Romana, descoberta apenas em 2002 sob a residência senhorial dos Condes de Castelo Melhor. Um Mercado Romano que é também um convite a conhecer o modo de vida, alimentos e trajes daquele Império, ficando o convite para que a população se associe também a esses modos, sendo Romana por dois dias.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE