Santana já tomou decisão mas só a comunica após cumprir “deveres institucionais”

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 10-10-2017

O ex-presidente do PSD Santana Lopes garantiu hoje já ter tomado a decisão sobre uma candidatura à liderança do partido, dada como certa por vários órgãos de comunicação social, mas só a comunicará após cumprir os seus “deveres institucionais”.

PUBLICIDADE

Santana-Lopes-PSD

“Quando tiver cumprido os meus deveres institucionais, com o Governo e com o meu partido, farei a confirmação do sentido da minha decisão. Não pedi licença a ninguém para tomar a decisão que está tomada. Não estou condicionado por mais nada, nem por ninguém”, acentuou Pedro Santana Lopes, numa declaração enviada à SIC e lida no Primeiro Jornal.

PUBLICIDADE

Há precisamente uma semana, no habitual espaço de comentário político na SIC-Notícias, com o ex-ministro socialista António Vitorino, Pedro Santana Lopes admitiu estar a ponderar uma candidatura à liderança do PPD-PSD.

“[Estou] a ponderar, obviamente”, admitiu o antigo primeiro-ministro, depois de revelar que tem recebido muitas mensagens de incentivo da parte de elementos do partido.

PUBLICIDADE

publicidade

Na sexta-feira, num artigo publicado no Correio da Manhã, o ex-líder social-democrata revelou estar a trabalhar num programa para o partido.

“Nesta fase, os programas são muito importantes, por mim, é disso que estou a cuidar estes dias”, escreveu Santana, num artigo em que se insurgia contra o “número considerável” de “lapas” que o PSD tem.

Santana Lopes chegou mesmo a afirmar que as “três casas” por onde passou – câmaras da Figueira da Foz e de Lisboa e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – pretendem o seu regresso ou continuidade.

“Sou mais de ação, sou mais de agir e, desculpem a presunção, mas nas três casas que dirigi com algum tempo até hoje, têm querido que eu regresse ou que continue”, sublinhou, para logo a seguir advertir que “as lapas estão ou vão quando lhes convém” e reiterar só “têm valor os que acrescentam valor”.

O Conselho Nacional do PSD aprovou na segunda-feira a realização de eleições diretas para escolher o presidente do partido em 13 de janeiro e o Congresso em 16, 17 e 18 de fevereiro.

Até agora, apenas o ex-presidente da Câmara Municipal do Porto Rui Rio agendou a apresentação pública da sua candidatura à liderança do PSD para quarta-feira, em Aveiro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE