Primeira Página

Sanfil investigada pela Entidade Reguladora e pela Inspecção da Saúde

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 10-01-2014

O grupo privado de saúde Sanfil está a ser investigado pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS), que se encontra a averiguar matérias como convenções, licenciamento e qualidade.

PUBLICIDADE

Além da ERS, que abriu o processo de inquérito no início de dezembro, também a Inspeção Geral das Atividades em Saúde (IGAS) está a investigar a empresa, depois de uma reportagem da SIC transmitida na quinta-feira e que “suscita dúvidas acerca da gestão do [programa de combate às listas de espera] SIGIC e da separação entre o exercício da medicina pública e privada”.

A investigação transmitida pela SIC revela alegadas cobranças ilegais ao sistema de proteção dos trabalhadores do Estado (ADSE) e ligações entre o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e aquele grupo privado de saúde, que realizou 13,5 por cento das cirurgias que os hospitais públicos não realizaram.

PUBLICIDADE

publicidade

Apesar de ser uma pequena unidade, a Sanfil “é a que mais cirurgias realiza em doentes enviados pelo Estado”, refere a reportagem da SIC, que revela ainda que a faturação subiu de 4,5 para 44 milhões de euros entre 2001 e 2012.

Após a divulgação da reportagem, o Ministério da Saúde fez saber que “defende a introdução de regras mais transparentes para garantir a separação do público e privado e evitar os conflitos de interesses”.

PUBLICIDADE

“Este é um tema que deve continuar a merecer a reflexão não só da equipa governativa, como dos profissionais de saúde – e suas organizações – bem como da população, que todos os dias necessita destes profissionais disponíveis e empenhados”, lê-se no comunicado.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE