Coimbra

Sanduíche de cotas em cama de laranja com molho de rosas

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 07-07-2019

Avançar com nomes para a listas do Partido Social Democrata (PSD) ou do Partido Socialista (PS) é como jogar no Totobola. Quando nos dizem que têm a chave vencedora, há sempre alguém de Lisboa que mexe no 1×2.  Por isso, prognósticos só no dia da formalização de candidaturas. 

PUBLICIDADE

No entanto, um politico local, que nos últimos tempos saiu das luzes da ribalta, mas continua com bons contatos no arco do poder, garante que “está tudo tratado” no que diz respeito aos 3 primeiros das listas PS e PSD e garante que a sua chave está certa.

Já é oficial que Mónica Quintela é a cabeça de lista do PSD. Maló de Abreu, braço direito de Rui Rio, será o número 2. Paulo Leitão, líder da distrital social democrata, ocupará o 3º lugar da lista.

PUBLICIDADE

A ministra da Saúde Marta Temido liderará a lista do PS. O secretária de Estado João Ataíde seguirá no 2º posto. O 3º será Pedro Coimbra, presidente da distrital.

A nossa fonte palpita que Fátima Ramos voltará a apresentar-se como a 4ª do PSD. A socialista Elza Pais, sempre muito ativa em cerimónias públicas em Coimbra, também poderá manter o 4º posto de 2015.

PUBLICIDADE

publicidade

Nestas apostas falta acrescentar o nome de Carlos Cidade, que estará interessado em ir para Lisboa, pois já terá percebido que Manuel Machado está disponível para se candidatar a mais um mandato (o 6º) na Câmara Municipal de Coimbra.

Como Temido e Ataíde  vão continuar no Governo, o 5º lugar permitirá a ida de Carlos Cidade para o Parlamento.

Ana Abrunhosa – Presidente da CCDRC

E Ana Abrunhosa, que é dada como 1ª em Coimbra? Irá para Castelo Branco,  um bastião socialista, mas onde o partido enfrenta problemas por causa dos escândalos que envolvem o presidente da Câmara e a mulher deputada.

Recordamos que Ana Abrunhosa, transformada numa espécie de “rainha de espadas” socialista,  está ligada ao distrito depois, de ter casado em segundas núpcias com o dono das Fábricas Lusitana, produtora da mítica Farinha Branca de Neve, que tem sede no concelho de Castelo Branco.

Helena Freitas, Pedro Coimbra, João Galamba e Elza Pais foram os 4 socialistas eleitos em 2017.  Helena Freitas saiu para a Modernização do Interior. João Galamba foi para o Governo, Foram substituídos por João Gouveia e Cristina Luís. Mário Ruivo, 6º da lista, não quis ir para a Assembleia da República.

O PSD elegeu Margarida Mano, Manuel Rodrigues, Maurício Marques e Fátima Ramos. Ana Oliveira, 7ª da lista, substituiu  Manuel Rodrigues, que saiu de cena. Nuno Encarnação, que ocupava o 6º lugar não quis regressar ao Parlamento. O 5º era o centrista Pires da Silva, mas não conta para estas contas, porque a PAF se desfez após as eleições.

José Manuel Pureza completa a lista dos 9 eleitos pelo círculo eleitoral de Coimbra e volta a ser o cabeça de lista do Bloco de Esquerda.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE