Primeira Página

Salmão convertido em bode expiatório desaparece das prateleiras e menus na China

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 18-06-2020

Rico em cálcio e ómega 3, o salmão tornou-se a mais recente vítima da propaganda do regime chinês, que se apressou a culpar um peixe importado da Noruega pelo novo surto de covid-19 em Pequim.

PUBLICIDADE

Nos supermercados da capital chinesa, o salmão desapareceu esta semana das prateleiras, enquanto nas aplicações de entregas ao domicílio, como o Eleme ou o Meituan, pratos com aquele peixe passaram a estar indisponíveis.

PUBLICIDADE

“Tivemos que tirar o salmão do menu”, explicou a funcionária de um restaurante. “Muitos clientes ficaram preocupados”, disse.

A retirada dos produtos surge depois de o chefe do principal mercado abastecedor da cidade, o Xinfandi, ter afirmado que o vírus foi encontrado numa tábua usada por vendedores de salmão importado.

PUBLICIDADE

publicidade

Apesar de os virologistas afastarem essa possibilidade, membros do Centro de Controlo de Doenças do município de Pequim apressaram-se a identificar a origem do surto em alimentos importados.

“Através dos testes, apurou-se que o vírus teve origem na Europa. A avaliação preliminar é de que está relacionado a produtos importados”, disse Yang Peng, numa entrevista à rede de televisão estatal CCTV.

Numa altura em que a China enfrenta críticas pela gestão inicial do vírus, o regime chinês realiza desde há meses uma campanha de propaganda e desinformação para destacar o seu sucesso no combate ao vírus e desviar a culpa da pandemia para o exterior.

Citado pela imprensa norueguesa, Espen Nakstad, que lidera a resposta da Noruega contra o surto da covid-19, recusou aquela possibilidade. “É difícil imaginar como é que um salmão pode levar o coronavírus para a China”, apontou.

A China importa anualmente cerca de 80.000 toneladas de salmão, segundo números citados pela imprensa oficial. O peixe é sobretudo usado em restaurantes japoneses de sushi, muito populares nas principais cidades chinesas.

“É outra tragédia para nós, pois sofremos muito durante a primeira vaga do surto”, explicou Li Zhengfa, de 40 anos, e vendedor de salmão importado da Noruega. “O salmão tornou-se um produto proibido e isto afeta todo o mercado de mariscos”, observou.

Nos últimos dias, a imprensa oficial e as autoridades começaram a retroceder nas suas acusações contra o salmão. Em conferência de imprensa, Shi Guoqing, funcionário do Centro Chinês de Controlo e Prevenção de Doenças, admitiu que não há evidências de que o salmão possa hospedar o novo coronavírus.

O Governo norueguês garantiu também, na quarta-feira, que após uma investigação conjunta com as autoridades chinesas concluiu-se que o salmão da Noruega não era a fonte do coronavírus encontrado em tábuas no mercado de Pequim.

Outros comerciantes e donos de restaurantes culparam a Internet e a imprensa estatal da China por espalhar informações que aumentaram os receios sobre o salmão.

“A velocidade com que as notícias se espalham é incrível. A partir de domingo tivemos uma grande queda de clientes”, explicou Yang, que gere uma marisqueira.

Numa altura em que vários espaços comerciais, outrora restaurantes sempre cheios e com fila à porta, surgem abandonados em Pequim, ilustrando a vaga de falências no setor, a hipótese de que a cadeia alimentar possa ter contribuído para o novo surto ameaça os que sobreviveram.

“Houve muitos restaurantes que encerraram na primeira vaga”, contou um ‘chef’ estrangeiro radicado na capital chinesa. “Agora, vamos levar a machadada final”, previu.

 

Por João Pimenta, da agência Lusa

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE