Coimbra

Saldo de 35,7 milhões assegura a Coimbra condições para concretizar projetos apoiados pela Europa

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 01-05-2019

Um saldo de 35,7 milhões de euros no exercício de 2018 assegura ao município de Coimbra condições financeiras para concretizar vários projetos apoiados pela União Europeia, realçou hoje o presidente da Câmara, Manuel Machado.

PUBLICIDADE

Em declarações à agência Lusa, Manuel Machado disse que o superávite do ano passado, cujas contas foram aprovadas na segunda-feira pela Assembleia Municipal, concede à autarquia “saúde financeira e capacidade para realizar as operações financiadas” pelo Portugal 2020.

PUBLICIDADE

Estes projetos situam-se em áreas como a reabilitação urbana, a mobilidade urbana e a eficiência energética, afirmou, salientando que a atual “saúde financeira” permite também ao município “reduzir o preço dos passes” dos transportes públicos.

A aplicação dos resultados do exercício, aprovada pela Assembleia Municipal por maioria, faz parte de “uma estratégia para a Câmara ter condições de realizar ao máximo os planos estratégicos negociados” com as instâncias responsáveis pelo Portugal 2020, referiu.

PUBLICIDADE

“Este saldo de 35,7 milhões de euros foi alcançado apesar de a receita da derrama de 2018 ter sido reduzida em cinco milhões de euros”, sublinhou Manuel Machado.

As empresas e os cidadãos em geral “gastaram menos com impostos municipais”, acrescentou o autarca do PS, que é também presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Aprovada igualmente pela Assembleia na segunda-feira, com 23 votos favoráveis, todos do PS, à semelhança do que aconteceu na votação das contas do exercício, a primeira revisão ao orçamento municipal reserva 16% das receitas deste ano, que incluem os excedentes de 2018, para cultura, desporto, recreio e lazer.

Por outro lado, segundo o presidente da Câmara, 11% das verbas disponíveis são aplicadas em património, ambiente e tratamento de resíduos, cabendo 10% à educação e ação social escolar.

A autarquia gasta 05% em Proteção Civil e Polícia Municipal, 07% em indústria, energia, mercados e feiras e 20% em transportes, uma verba que inclui o apoio às juntas de freguesia.

A promoção do turismo absorve 02% do orçamento revisto.

Em 2019, “o reforço dos salários dos trabalhadores” do município de Coimbra ronda os 11 milhões de euros.

Manuel Machado disse ainda que os 19% a gastar com pessoal incluem a integração dos trabalhadores do município com vínculo precário, o descongelamento e mobilidade interna das carreiras.

As contas do exercício de 2018 foram aprovadas pela Assembleia Municipal com 23 votos a favor do PS, 20 contra dos partidos da coligação Mais Coimbra (PSD, CDS/PP, PPM e MPT) e dos movimentos Somos Coimbra e Cidadãos por Coimbra, além de seis abstenções da CDU.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE