Cidade

#SaiDaFrente

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 19-09-2018

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, esteve esta manhã no Centro Escolar Solum Sul para o lançamento da iniciativa #SaiDaFrente – O Passeio é para os peões.

PUBLICIDADE

A iniciativa está integrada no programa que a CM Coimbra preparou para a Semana Europeia da Mobilidade 2018, que decorre até dia 22 de setembro. 

PUBLICIDADE

publicidade

Chama-se #SaiDaFrente – O Passeio é para os peões, é uma campanha que pretende sensibilizar os automobilistas para o estacionamento abusivo e foi hoje apresentada no Centro Escolar Solum Sul a 145 crianças de turmas do 3º e 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB).

“O estacionamento em cima do passeio e nas passadeiras, por exemplo, prejudica a vida quotidiana e influencia a qualidade de vida de uma cidade”, sustentou o presidente da CMC, lembrando que “a boa mobilidade é uma responsabilidade de todos”. “Por isso desafiámos a escola a intervir”, acrescentou, adiantando que as crianças vão ser “ajudantes da Polícia Municipal e podem passar multas, penalizando socialmente os infratores”.

PUBLICIDADE

Os pequenos polícias vão ser mais de três centenas de crianças de escolas do 1º CEB do concelho, numa primeira fase, e vão usar, para a sua função, um bloco de multas, que lhes permite assinalar a infração que está a ser cometida pelo automobilista: estacionamento no passeio, na passadeira, em lugar reservado a deficiente ou em via ou paragem BUS. É ainda possível assinalar outras, se os pequenos agentes virem mais alguma irregularidade a ser cometida pelos automobilistas.

“As crianças vão ter um bloco de multas e podem passar multas morais”, explicou Manuel Machado, acrescentando que esta é uma ação que vai envolver também a Polícia Municipal, mas que se quer de “sensibilização e não de caça à multa. Estamos a apostar na consciência cívica das pessoas”, argumentou.

As crianças receberam as t-shirts da iniciativa, os lápis e os blocos de multas e ouviram atentamente as explicações do presidente da CMC.

“Convido-vos, por isso, durante estes dias [da Semana Europeia da Mobilidade] a ajudarem a Polícia Municipal e quando virem um carro em cima do passeio ou mal-estacionado, passem-lhe uma multa. É que quando estacionam em cima do passeio, os peões acabam por ter que passar na faixa de rodagem e correm sérios riscos de serem atropeladas por outro veículo. O mesmo acontece nas passadeiras”, referiu o presidente da CMC, agradecendo a colaboração da escola e dos alunos e desejando-lhes “bom trabalho”.

O desafio foi aceite pelos pequenos polícias, que gostaram particularmente do nome que lhe foi dado, #SaiDaFrente, e de saberem que podem autuar os próprios pais. É que, regra geral, o papel fiscalizador dos mais novos surte efeito nos mais velhos, e incentiva-os a uma cidadania ativa e ao gosto pela educação rodoviária. “É através deles que muitas vezes melhoramos as nossas atitudes”, considerou a coordenadora do Centro Escolar Solum Sul, Ângela Rodrigues, que esteve presente no lançamento da campanha ao lado do presidente da Manuel Machado, dos vereadores Regina Bento, Carlos Cidade e Jorge Alves, e do comandante da Polícia Municipal, Celso Marques.

O programa municipal da Semana Europeia da Mobilidade 2018 inclui ainda um leque de atividades que visam consciencializar a sociedade civil para as questões da mobilidade sustentável e que decorre até ao próximo sábado, dia 22 de setembro.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE