Mundo

Saiba quais os países em que o certificado digital pode ser usado

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 21-07-2021

Necessita deste documento para entrar em hotéis ou Alojamentos Locais em todo o país. Nos concelhos de risco elevado e muito elevado precisa do certificado para ir a restaurantes às sextas-feiras a partir das 19h, ao fim de semana e feriados.

PUBLICIDADE

Segundo o Notícias ao Minuto, em Portugal, necessita do certificado digital para entrar em hotéis ou Alojamentos Locais em todo o país e, nos concelhos de risco elevado e muito elevado, este documento é o seu ‘passaporte’ para ir a restaurantes às sextas-feiras a partir das 19h, ao fim de semana e aos feriados. Mas estas não são as ‘únicas’ utilidades: se vai viajar, o certificado é fundamental.

Um documento que ateste que tomou as duas doses da vacina, que tem um teste negativo ou que está recuperado da Covid-19 é preciso para viajar – de recordar que o certificado digital não é obrigatório -, mas pode facilitar.

PUBLICIDADE

publicidade

Apesar de ser facultativo, não sendo uma condição prévia para poder movimentar-se na Europa, a falta de certificado, explica o SNS, fará com que os cidadãos possam “ficar sujeitos a medidas adicionais, como procedimentos de testagem e quarentena/isolamento profilático obrigatório, à chegada ao país de destino”.

Mas em que países pode ser usado o certificado digital Covid-19? Este é válido, recorde, em todos os Estados-Membros da União Europeia, mas não só. Também na Islândia, no Liechtenstein, na Noruega e na Suíça.

PUBLICIDADE

De lembrar ainda que o certificado é gratuito, não tendo qualquer custo associado. Para o ter, pode usar a aplicação SNS24 ou pedir que este seja enviado para o seu email através do Registo Nacional de Utentes. Qualquer pessoa com número de utente do Serviço Nacional de Saúde o pode solicitar.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE