Cidade

“Sabores da Escrita” em Coimbra dedicado à sociedade Vitoriana de meados do século XIX

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 07-11-2019

A próxima conferência/jantar temático integrados no ciclo “Sabores da Escrita” é dedicado à gastronomia britânica, de meados do século XIX.

PUBLICIDADE

O tema será “À Mesa com os Vitorianos”, por Maria Isabel Donas Botto, professora auxiliar aposentada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. A iniciativa decorre na próxima sexta-feira, dia 8 de novembro, na Casa da Escrita, a partir das 20:00.

PUBLICIDADE

publicidade

“Sabores da Escrita” abordará, com base num percurso feito pelas rotas de saberes e sabores do património alimentar e cultural (literário), a Grã-Bretanha de meados do século XIX. O notável crescimento económico e social, após a Revolução Industrial, teve repercussões no florescimento de uma classe média, em particular da burguesia urbana, que procurava afirmar e consolidar a sua posição numa sociedade profundamente estratificada, dominada por um rigoroso código de conduta.

Na transposição da caraterização da sociedade vitoriana de meados de oitocentos, para o convívio, à mesa, no jantar temático que terá lugar na Casa da Escrita, os participantes deparar-se-ão com um cenário similar ao vivenciado por uma família inglesa de classe média abastada, em que o jantar (“dinner party”) se tornou, a partir de meados do século XIX, um meio privilegiado de ostentar o capital social e cultural obtendo-se o reconhecimento do estatuto desejado.

PUBLICIDADE

Será ainda dado um destaque especial a Isabella Beeton, autora de uma obra enciclopédica de gastronomia que proporciona um olhar esclarecedor sobre os costumes e gostos da sociedade vitoriana da época em questão.

É sobre a relação da literatura com a gastronomia que recai a ementa do jantar temático que sucede à conferência e que será confecionado e servido pelos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra, sob coordenação geral de Mauro Rodrigues e coordenação do serviço de cozinha do Chef Artur Oliveira.

A ementa definida é a seguinte: primeiro prato, soup à la Reine; segundo prato, salmão à la Genévése; terceiro prato, lombo assado com molho de rábano; sobremesa, Charlotte russa, tarte de maçã, custards e meringues garnies. Acompanham a refeição vinhos de Bordeaux e do Reno, champagne, café e chá.

A iniciativa conta com a colaboração teatral da companhia Viv’Arte, que protagonizará apontamentos cénicos inspirados nas obras de Isabella Beeton, Charles Dickens, Catherine Hogarth Dickens e Lady Maria Clutterbuck.

Maria Isabel Donas Botto é professora auxiliar aposentada do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Tem obra publicada nas áreas de cultura vitoriana – com destaque para a obra do artista e escritor William Morris –, pintura, arquitetura e urbanismo britânicos e Estudos sobre a Utopia.

O evento “Sabores da Escrita” apresenta a última conferência/jantar temático do ano de 2019 no dia 20 de dezembro, com uma evocação a Sophia de Mello Breyner Andresen, por ocasião do centenário do nascimento de um dos nomes maiores da poesia escrita em Língua portuguesa (1919 – 2004). José Carlos Seabra Pereira proferirá a conferência, subordina ao tema Sophia de Mello Breyner Andresen: Poética do «justo» e da «aliança».

A participação no jantar requer inscrição prévia, através do telefone n.º 239702630 (Casa Municipal da Cultura, Rua Pedro Monteiro) e uma lotação limitada a 50 lugares.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE