Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Sabia que a Universidade de Coimbra tem uma Cátedra da UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável?

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 08-07-2015

Mais de duas dezenas de representantes das oito Reservas da Biosfera, da Comissão Nacional da UNESCO e da Cátedra da UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra UC), reúnem-se, em Coimbra, na próxima sexta-feira, dia 10 de julho, para debaterem a criação de sinergias entre as várias Reservas da Biosfera e a Comissão Nacional da UNESCO e, em particular, com a Cátedra UNESCO da UC, visando a identificação de oportunidades e desafios para o futuro.

PUBLICIDADE

Organizada pela Comissão Nacional da UNESCO e a Cátedra UNESCO da UC, a reunião tem início às 10 horas, na Sala da Sociedade Broteriana, no Colégio de São Bento, no Polo I da UC.

Sob a temática “Perspetivas de cooperação entre a Rede Portuguesa de Reservas da Biosfera e a Cátedra UNESCO da Universidade de Coimbra”, o encontro assume-se como «um momento importante para o início de um trabalho conjunto e de cooperação entre as reservas da biosfera e a Cátedra», afirma Helena Freitas, coordenadora da Cátedra UNESCO da UC.

PUBLICIDADE

publicidade

«Esta reaproximação entre as várias entidades permitirá de facto um funcionamento em rede e daí advirão certamente muitas vantagens não só para os territórios em causa, mas também para a biodiversidade e para a própria ciência», realça a vice-reitora da Universidade de Coimbra.

Boquilobo, Berlengas, Corvo, Graciosa e Flores (Açores), Transfronteiriça do Gerês/Xurés e Transfronteiriça da Meseta Ibérica são as Reservas da Biosfera portuguesas que vão estar presentes. Participam, também, como membros observadores, representantes do Comité Português para o Programa “O Homem e a Biosfera” da UNESCO (MAB) e de projetos de candidaturas a reservas da biosfera.

PUBLICIDADE

As Reservas da Biosfera são áreas classificadas, representativas dos principais ecossistemas mundiais (terrestres, marinhos e costeiros), estabelecidas pelos Estados-Membros da UNESCO e reconhecidos pelo Programa MAB. São territórios promotores de um desenvolvimento sustentável, com base na ciência e nos esforços das comunidades locais, contribuindo para a redução da perda da biodiversidade, a partir de uma abordagem científica, ambiental, social e de desenvolvimento, regidos sob as leis em vigor em cada um dos Estados-Membros.

A Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável foi atribuída à UC em 2014 pela UNESCO e pretende implementar e apoiar uma rede de investigadores e de instituições de ensino superior e I&D entre Portugal, Angola, Moçambique e outros países de língua portuguesa, constituindo-se como uma plataforma integrada de investigação, formação, informação e documentação nos domínios da biodiversidade, ecologia, conservação e utilização sustentável dos recursos biológicos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com