Coimbra

Ruptura nos serviços de saúde em Oliveira do Hospital

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 10-09-2015

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH), José Carlos Alexandrino profunda preocupação do executivo camarário a que preside com a situação de rutura a que, mais uma vez, chegaram os serviços de saúde do concelho de Oliveira do Hospital.

PUBLICIDADE

Numa carta enviada enviada ao Presidente da Administração Regional de Saúde de Coimbra (ARS-C),  José  Tereso, o Presidente da CMOH responsabiliza aquele organismo do Ministério da Saúde por todos os prejuízos causados à saúde dos cidadãos de Oliveira do Hospital, em consequência do encerramento que ocorreu na terça-feira, dia 8 de setembro, das extensões de saúde de Aldeia das Dez, Alvoco das Várzeas, Ervedal da Beira, Lagares da Beira, Nogueira do Cravo, Santo António do Alva e Seixo da Beira.

A Câmara Municipal lamenta o facto de ter sido informada do encerramento daquelas extensões de saúde, até “data a designar”, pela comunicação social, “por motivo de falta de recursos humanos (médicos) no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital e por ser considerado prioritário o Serviço de Atendimento permanente (SAP) “ às extensões de saúde agora encerradas.

PUBLICIDADE

publicidade

Na carta dirigida ao Presidente da ARS-C, o Presidente da Câmara Municipal considera inadmissível que os serviços médicos do Centro de Saúde responsável pela assistência médica a mais de 22 mil utentes estejam a ser suportados por apenas quatro clínicos.

O Presidente da CMOH refere também que, no dia 9 de abril de 2015, reuniu com o Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa,  tendo-lhe proposto um projeto para evitar o colapso dos serviços, que foi acolhido com entusiasmo por aquele membro do Governo.

PUBLICIDADE

A questão, sublinha o autarca, é que depois dessa reunião nunca mais foi possível estabelecer qualquer contacto com aquele membro do Governo de Portugal.

Perante este cenário dramático e com a perspetiva de minimizar os danos provocados pela situação – em Oliveira do Hospital, existem também mais de 10 mil pessoas sem médico de família –, o Presidente da CMOH admite disponibilizar recursos financeiros para comparticipar aos cidadãos que estão desprotegidos a consulta privada de clínica geral e familiar em funcionamento no Hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz.

No entanto, o autarca explica que, até que a situação fique resolvida pela via da há muito prometida colocação de mais médicos em Oliveira do Hospital, esta resposta de emergência da Câmara Municipal terá sempre um caráter provisório, porque essa é uma competência do Governo de Portugal.

Perante o facto de o Centro de Saúde de Oliveira do Hospital estar mais uma vez à beira do colapso, José Carlos Alexandrino exige àquele organismo do Ministério da Saúde a tomada de medidas urgentes e imediatas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE