Rui Rio vence eleições no PSD com 54,37% dos votos

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 13-01-2018

O ex-presidente da Câmara do Porto Rui Rio foi hoje eleito presidente do PSD com 54,37% dos votos, com uma diferença de cerca de 10 pontos percentuais para Pedro Santana Lopes, informou o partido.

PUBLICIDADE

rui rio

Rui Rio será o 18.º presidente do PSD desde o 25 de Abril de 1974, sucedendo a Pedro Passos Coelho, eleito em 2010.

PUBLICIDADE

O anúncio dos resultados provisórios foi feito na sede do PSD, em Lisboa, por Jorge Pracana, membro do Conselho de Jurisdição Nacional do partido.

Rui Rio afirmou hoje que seguirá o legado deixado por Francisco Sá Carneiro e avisou que o atual Governo terá com a nova liderança do PSD uma “oposição firme e atenta”, mas “não demagógica ou populista”.

PUBLICIDADE

publicidade

No seu discurso de vitória nas eleições diretas para a liderança social-democrata, em que elogiou o ainda presidente Pedro Passos Coelho, Rui Rio disse que sempre se guiou pelos ideais do fundador do PSD, Sá Carneiro, e que é essa “a bússola” que vai “continuar a seguir como meta”.

O partido, disse, “não foi fundado para ser um clube de amigos ou uma agremiação de interesses ou de grupos”.

Segundo Rui Rio, o PSD apresentar-se-á depois do congresso do partido, em fevereiro, como “alternativa de governo à atual frente de esquerda que se formou”.

“Alternativa capaz de dar a Portugal uma governação mais firme e corajosa, capaz de enfrentar grandes problemas estruturais”, bem como capaz de “restituir a vontade, a alma e a esperança”, vincou.

O ex-presidente da Câmara do Porto agradeceu a todos os militantes que votaram em si, a quem esteve a seu lado nestes três meses e ao seu adversário nas diretas, Pedro Santana Lopes, que “com generosidade e empenho se apresentou a estas eleições, permitindo assim um confronto de ideias que não só valorizam esta vitória como enriquecem os objetivos comuns”.

 Pedro Passos Coelho já felicitou o seu sucessor na liderança do PSD, Rui Rio, que venceu as eleições direitas de hoje, tendo o ainda presidente social-democrata falado também com o candidato derrotado, Pedro Santana Lopes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE