Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Rui Alarcão homenageado pela Orquestra Clássica do Centro

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 17-09-2018

A Orquestra Clássica do Centro realizou na sexta-feira, 14 de setembro, no Pátio das Escolas, na Universidade de Coimbra, uma “Serenata ao Luar, em memória de Rui Alarcão, naquela que foi a primeira homenagem pública ao “Reitor Magnifico”.

PUBLICIDADE

Veja o espectáculo no vídeo do Directo NDC:

PUBLICIDADE

publicidade

A actuação da Orquestra Clássica do Centro contou com as participações da soprano Marina Pacheco, do tenor Mário João Alves e do Maestro Cesário Costa.

Antes do concerto, Rui Figueiredo Marcos, Director da Faculdade de Director da Universidade de Coimbra, recordou Rui Alarcão.

PUBLICIDADE

Eliana Gersão, viúva de Rui Alarcão, fez questão de agradecer “a todos os que vieram pelo meu marido” que  “lá estará na sua estrela a ouvir o concerto e a aplaudir”.

João Gabriel Silva, Reitor da Universidade de Coimbra, não quis estar presente na muito participada homenagem ao seu antecessor Rui Alarcão.

O professor de Direito morreu no dia 19 de agosto, aos 88 anos, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, onde se encontrava internado.

Veja as intervenções de Emília Martins, Rui Figueiredo Marcos, e Eliana Gersão no vídeo do Directo NDC:

Intitulada “Serenatas com a Lua Por Perto”, a iniciativa está a  levar até locais da zona classificada como Património Mundial da cidade, no centro histórico, um outro tipo de serenatas, numa ponte entre “uma forma erudita e a serenata que tanto caracteriza Coimbra”, disse o novo maestro titular da Orquestra Clássica do Centro (OCC), Jan Wierzba.

Os concertos são protagonizados por músicos da OCC, sempre acompanhados por cantores convidados, em espetáculos de entrada gratuita e em espaços abertos, sendo eles o Palácio da Justiça (dia 08 e 21 de setembro), o Pátio das Escolas (14 de setembro) e o Museu Nacional Machado de Castro (22 de setembro).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com