Cidade

RUC celebra 1000 Emissões de 5 Minutos de Poesia

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 04-11-2019

No dia 12 de novembro, terça-feira, o programa 5 Minutos de Poesia, da Rádio Universidade de Coimbra (RUC), celebra a sua 1000ª emissão.

PUBLICIDADE

Para comemorar o número redondo, a RUC promove um conjunto de eventos na cidade de Coimbra.

No dia 9 de novembro, entre as 14h e as 16h, a Rádio Baixa recebe um set de poesia e música de Alexandre Valinho Gigas. Na mesma data, pelas 21h30, na Galeria V, dá-se o lançamento do folhetim poético ANARKITEKTURA.

PUBLICIDADE

publicidade

A 12 de novembro, dia de aniversário, a RUC transmite uma emissão especial do 5 Minutos de Poesia no programa Café Olé. Entre as 10h e as 12h, há convidados em estúdio, como é o caso de João Rasteiro (Portugal), Maria Sousa (Portugal), Bénédicte Houart (Portugal), Lu Lessa (Brasil) e Lucerna do Moco (Angola), bem como gravações desde países estrangeiros, com as participações de Miguel Barreto Henriques (Columbia) e Sandra Guerreiro (Reino Unido).

Por fim, a 14 de novembro, às 17h, há Poetry Smoker no programa Smoker, da RUC. As emissões podem ser ouvidas em direto, nos 107.9 FM ou em ruc.fm.

PUBLICIDADE

O 5 Minutos de Poesia é um programa da Rádio Universidade de Coimbra que vai para o ar desde 20 de julho de 2015, de segunda a sexta-feira, às 10h, com repetição no magazine cultural Culturama.

Criado por Filipe Furtado e Alexandre Valinho Gigas, tem vindo a divulgar poesia em diversos formatos, desde matérias já gravadas e editadas, interpretações musicais de várias bandas e projetos, até à mostra de poesia original de autores menos conhecidos do público. Recorre também a diferentes vozes na leitura de poemas, abordando-os regularmente em mistura com músicas improváveis em jeito de experimentação. 

Nos 1000 programas que agora se celebram deu-se voz a poetas antigos e recentes da lusofonia, bem como de vários países da Europa, América e África. Nessa medida, em alguns programas apresentaram-se poemas na sua língua original.

Ao longo dos últimos anos foi criado um importante acervo poético fonográfico, que cresce a cada programa, e que se encontra disponível em podcast na página www.mixcloud.com/AlexandreValinhoGigas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE