Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Rua da Sofia sem carros dinamizou o comércio local

António Alves | 10 meses atrás em 04-06-2023

A Agência de Promoção da Baixa promoveu este sábado, 3 de junho, a iniciativa “Ao Encontro da Sofia”. Durante oito horas, e sem carros a passar, quem ganhou foram os peões e os comerciantes locais. 

PUBLICIDADE

Este sábado, 3 de junho, a rua da Sofia esteve cortada ao trânsito entre as 10:00 e as 18:00. “Ao Encontro da Sofia” foi o motivo para esta decisão que mereceu aplausos de muitos dos peões que ali passaram durante o dia. Do lado dos comerciantes, há quem apoie mas também há quem peça para, numa primeira fase, a circulação se faça apenas num dos sentidos. Tal como está previsto no projeto do Metrobus.

Paula Martinho, da Casa Santa Isabel, defendeu a manutenção de apenas uma das faixas para dessa forma alargar os passeios. E explicou porquê: “o trânsito também traz dinâmicas (comerciais)”. Um solução como a Visconde da Luz ou Ferreira Borges não é do seu agrado e só deve ser tomada quando “tivermos gente suficiente na Baixa, como tivemos há 20 anos atrás”.

PUBLICIDADE

publicidade

Veja Direto Notícias de Coimbra com Paula Martinho

 

PUBLICIDADE

Aguinalda Amaro, do Café Sofia, defendeu a retirada total dos veículos pois isso iria possibilitar a instalação de mais esplanadas para os clientes. A animação deste sábado é, na opinião da empresária, o sinal de que os peões precisam de espaços como estes para poderem viver a zona central da cidade.

Veja Direto Notícias de Coimbra com Aguinalda Amaro

 

Do lado dos peões, Alberto Mendes afirmou ao Notícias de Coimbra que a cidade deveria ter “mais ruas pensadas para as bicicletas e pessoas”. “Nos últimos anos já passamos a ter algumas artérias sem carros mas eram precisas mais”, disse, enquanto os filhos aproveitavam para brincar com alguns dos jogos tradicionais disponibilizados pelo Centro Social e Cultural 25 de Abril.

Veja Direto Notícias de Coimbra com Alberto Mendes

 

A retirada temporária dos veículos automóveis na rua da Sofia inseriu-se na iniciativa “Ao Encontro da Sofia” promovida pela Agência para a Promoçãop da Baixa de Coimbra e da maioria dos comerciantes desta artéria. Ao longo do dia houve momentos de passagem de modelos de vestidos de noiva, atuações do Grupo de Dança da Olhar 21, Quantunna e Grupo de Danças Afrolatinas Tribo da Dança e uma arruada pelo Grupo Elus – Equipa de Limpezas Urbanas de Soure Deliciosas Diferenças.

Visitas guiadas, workshop de postais pop up e uma visita 3D pela Baixa com Óculos de Realidade Virtual foram outras das propostas do dia que pode conhecer carregando nesta galeria.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com