Coimbra

RTP a preto e branco no 5º aniversário do Museu da Electricidade

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 04-04-2016

Para assinalar o quinto aniversário, o Museu Natural da Electricidade apresenta ao público, no próximo dia 11 de abril, pelas 15.00, uma nova exposição temporária sob o tema “A RTP a preto e branco”.

PUBLICIDADE

phpThumb

A exposição conta com a colaboração do Núcleo Museológico da RTP, que cedeu os objetos, documentos e fotografias, e proporcionará uma viagem pelo tempo, que fará recuar o visitante a 1956, data da primeira emissão experimental da Rádio Televisão Portuguesa realizada a partir da Feira Popular, em Lisboa.

PUBLICIDADE

Antes de 1980, as emissões da “caixinha mágica” estavam limitadas ao preto e ao branco. Imperava a componente tecnológica a válvulas, o tamanho acentuado dos equipamentos e o seu enorme peso. Entre outros objetos o Museu Natural da Electricidade mostra a primeira câmara de estúdio da RTP.

A visita possibilita tomar contacto direto com equipamentos e objetos que permitiram divulgar períodos marcantes da história da humanidade e da realidade portuguesa: o jogo de futebol Portugal – Coreia de 1966, a visita do Papa Paulo VI a Portugal, a primeira vez que o Homem pisou o solo lunar ou ainda a Revolução de Abril de 1974.

PUBLICIDADE

publicidade

Por outro lado, é possível recordar, ou dar a conhecer, o tempo em que o ensino à distância foi uma realidade para milhares de portugueses, principalmente habitantes das zonas recônditas rurais, através das emissões televisivas da Telescola.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE