Vamos

Roteiros de Outono permitem conhecer melhor o Jardim Botânico 

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 28-10-2021

Nos meses que antecedem as comemorações dos seus 250 anos, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra lança cinco roteiros inéditos, destinados aos habitantes do concelho de Coimbra (ao abrigo do Protocolo de Cooperação sobre o Jardim Botânico, celebrado entre o Município de Coimbra, a Universidade de Coimbra e as Águas de Coimbra).

PUBLICIDADE

Nas manhãs de sábado, entre 6 de novembro e 4 de dezembro, estes ”Roteiros de Outono” visam aproximar o público da rotina do Jardim Botânico. Em visitas guiadas por Marcelo Vianna, botânico do Jardim, serão abordadas diversas temáticas, como espécies em vias de extinção, botânica ou jardinagem.

As atividades são gratuitas, mas o número de vagas é limitado a 10 participantes por edição e sujeito a inscrição pelo endereço de e-mail jardim.botanico@uc.pt.

PUBLICIDADE

 

Informações do Jardim Botânico sobre cada roteiro e o público a que é destinado:

PUBLICIDADE

publicidade

6 de novembro | Salvar as plantas com ciência 

Horário: 10h00-11h30

Idades: todas as idades (menores de 15 anos devem estar acompanhados por um adulto)

Neste primeiro roteiro, os visitantes conhecerão espécies ameaçadas de extinção que fazem parte da coleção do Jardim Botânico, aproveitando para abordar temas relacionados com a conservação da biodiversidade e os principais fatores de risco para estas espécies.

13 de novembro | Laboratório – O micromundo das plantas

Horário: 10h00-11h30

Idades: todas as idades (menores de 15 anos devem estar acompanhados por um adulto)

Neste segundo roteiro vamos apresentar o Laboratório – O micromundo das plantas, uma oportunidade para experimentar um pouco de botânica! O público poderá observar de perto as estruturas das plantas, e conhecê-las em mais detalhe, no nosso Espaço Ciência ‘in situ’. Vamos selecionar plantas na estufa tropical e analisar algumas estruturas ao microscópio: pelos, folhas, flores e frutos. 

20 de novembro | Vivam as coleções!

Horário: 10h00-11h30

Idades: todas as idades (menores de 15 anos devem estar acompanhados por um adulto)

No terceiro roteiro vamos fazer um percurso pelos principais canteiros e estufas, para que possa ter uma visão geral das coleções de plantas vivas. Este roteiro vai incluir a Estufa Tropical, a Estufa Fria e o Cactário. O visitante terá ainda oportunidade de aceder a áreas habitualmente vedadas ao público e destinadas exclusivamente à investigação, onde poderá observar a exuberante vegetação, que reflete os estudos e intercâmbios botânicos com diversas instituições espalhada pelo mundo. 

27 de novembro | Botânico por um dia 

Horário: 10h00-12h30

Idades: maiores de 15

No quarto roteiro, o visitante terá a oportunidade de experimentar um pouco da rotina do Jardim Botânico! Poderá acompanhar atividades de monitorização de plantas do Jardim, recolha de fotografias de alguns exemplares em floração, a manutenção dos lagos e alimentação dos peixes.

4 de dezembro | Oficina de jardinagem 

Horário: 10h00-12h30

Idades: maiores de 15

O quinto e último roteiro desta época será dedicado a atividades práticas de jardinagem. Vamos partilhar orientações sobre o cuidado de plantas ornamentais, plantio, propagação de mudas, colheita de sementes, podas e cuidado de canteiros. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE