Região

Rota dos Queijos da Região Cento junta 36 municípios (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 22-02-2022

A Rota Turística e Gastronómica Queijos da Região Centro foi apresentada, esta manhã. É um projeto que “engloba os 36 municípios da região centro”, como sustentou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

PUBLICIDADE

“Valorizar um produto de excelência, que tem elevada procura, é preciso trazer novos consumidores”, reforçou o autarca.

Esta iniciativa faz parte do Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro, promovido pela InovCluster, e tem como objetivo difundir este  produto  regional, nomeadamente as denominações “Beira Baixa DOP”, “Serra da Estrela DOP” e “Rabaçal DOP”, qualificando e valorizando um produto turístico capaz de melhorar a atratividade e  dinamização turística da região.

PUBLICIDADE

José Francisco Rolo disse que, apesar das preocupações sentidas devido à seca, os participantes na reunião de hoje estiveram “imbuídos de um espírito: valorizar um setor muito importante que são os queijos de Denominação de Origem Protegida da região Centro”.

Para isso, serão concertadas duas estratégias, concretamente “uma protagonizada pela InovCluster, no âmbito da sua rota turística e gastronómica dos queijos da região Centro”, e outra da RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural, com a sua intervenção “no âmbito da valorização dos queijos de Portugal”, explicou.

PUBLICIDADE

publicidade

José Francisco Rolo avançou que a rota permitirá aos visitantes irem “às pastagens, às queijarias, comprar o produto, contactar com as quintas, com os pastores e com os queijeiros”.

No que respeita à seca, José Francisco Rolo disse que “estão a ser estruturadas medidas quer com a tutela, quer com as organizações setoriais, para apoiar os produtores, nomeadamente ao nível da alimentação dos animais e acautelar que haja disponibilidade de água nas explorações agropecuárias”.

Na conferência de imprensa de apresentação da Rota Turística e Gastronómica Queijos da Região Centro que decorreu no Museu do Azeite em Oliveira do Hospital discursaram também, Jorge Brito, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Patrícia Coelho, Presidente da Inov Cluster e Hugo Gomes da RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural.

Veja o vídeo do Direto NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE