Coimbra

Risco máximo e elevado de incêndios!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 16-08-2018

A Proteção Civil alertou hoje, num aviso à população, para o risco máximo de incêndio florestal em concelhos das regiões do interior norte e centro, Minho, Douro Litoral e Norte do Alentejo.

PUBLICIDADE

No aviso, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) refere que o risco de incêndio é elevado a muito elevado nas restantes regiões de Portugal continental.

A ANPC justifica o aviso com as “condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais” devido à previsão de tempo quente e vento moderado.

PUBLICIDADE

O aviso da ANPC recorda que, nestas circunstâncias, é proibido fazer queimadas, fogueiras, lançar foguetes, fumar ou fazer lume nas florestas e nas estradas circundantes e que os trabalhos agrícolas e florestais devem ser feitos com máquinas e outros equipamentos limpos de óleos e poeiras, evitando o seu uso nos períodos de maior calor.

 

PUBLICIDADE

publicidade

Este cenário meteorológico traduz-se num índice de risco de incêndio em nível máximo em muitos municípios do interior norte e centro, Minho, Douro litoral e norte alentejano, em nível elevado e muito elevado, nos restantes municípios.

De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, espera-se para os próximos dias uma temperatura máxima entre 30 e 36ºC nas regiões do interior e do Minho e Douro Litoral e mínima próxima de 20ºC nas regiões do interior centro e no Minho e Douro Litoral.

Vamos ter humidade relativa do ar  entre 15 e 20% nas regiões do interior, com recuperação noturna para valores elevados, acima de 90% nas regiões do sul e do litoral centro, e para valores intermédios, acima de 65% nas restantes regiões.

A diminuição da intensidade do vento, soprando temporariamente moderado (até 30 km/h) de noroeste no litoral oeste, em especial durante a tarde, sendo forte (até 40 km/h) de Nordeste nas terras altas das regiões Norte e Centro até meio da manhã e para o final do dia.

Estão previstas condições de instabilidade durante a tarde nas regiões do interior centro, com tendência para aumentar nos dias seguintes em especial nas regiões do interior.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE