Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Câmara da Lousã associa perda de Bandeira Azul a enxurradas no rio Ceira

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 30-04-2019

 

 

A  Câmara da Lousã admitiu hoje que a perda da Bandeira Azul da praia fluvial da Senhora da Graça, em Serpins, esteja relacionada com as enxurradas que afetaram o rio Ceira na sequência dos incêndios de 2017.

PUBLICIDADE

Praia da Senhora da Piedade

“Houve apenas uma análise em que os parâmetros não foram excelentes”, disse o presidente da autarquia do distrito de Coimbra, Luís Antunes, à agência Lusa.

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) divulgou hoje a lista das praias costeiras e fluviais distinguidas este ano com o galardão, incluindo 16 em rios e ribeiras da região Centro, mais uma do que em 2018, mas anunciou que a Senhora da Graça foi desta vez despromovida.

PUBLICIDADE

publicidade

O socialista Luís Antunes lamentou a decisão, que disse respeitar por estar “de acordo com os critérios” da ABAE.

Em 2018, o Ceira, afluente do Mondego, foi atingido em “vários momentos” por enxurradas resultantes da erosão em municípios a montante da freguesia de Serpins, tendo implicado mesmo o encerramento temporário da praia da Senhora da Graça, servida pelo Parque de Campismo Municipal.

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara da Lousã admite que a perda da Bandeira Azul possa estar “relacionada com o que se passou no ano passado”, depois de os fogos terem devastado extensas áreas de floresta do interior montanhoso e arrastado cinza, terra e outros detritos.

Entretanto, a Turismo Centro de Portugal salienta em comunicado que as praias da região “ganharam este ano oito bandeiras azuis” relativamente a 2018.

“Entre as 352 praias que vão poder exibir a Bandeira Azul nesta época balnear, constam 81 da região Centro de Portugal: 55 costeiras (mais seis do que em 2018) e 26 interiores (mais duas)”, acrescenta a entidade presidida por Pedro Machado.

Após assinalar que se trata de “um sinal evidente de que a qualidade das águas nesta região é de qualidade irrepreensível e merecedora de toda a confiança”, realça que “23% das praias galardoadas estão no Centro”.

“O predomínio desta região nas praias interiores é quase total, com 26 das 36 praias fluviais distinguidas com Bandeira Azul”, segundo a nota.

No litoral, “a praia de Mira recebe a Bandeira Azul pelo 33.º ano consecutivo”, sendo esta “a única zona balnear do mundo” assim distinguida desde a criação do galardão, em 1987, refere ainda a Turismo Centro de Portugal.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com