Cidade

Réveillon de Coimbra para o mundo em sua casa a partir das 21:20!

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 31-12-2020

Este fim de ano, a Câmara Municipal Coimbra convida as pessoas a assistirem a diversos espetáculos em segurança, a partir das suas casas. O programa desta “edição especial em casa”, que terá início pelas 21:20, vai contar com a participação de 12 bandas de Coimbra, estando a apresentação a cargo de Catarina Camacho e Herman José, que promete diversos momentos de humor. Os àCapella, Anaquim, Birds Are Indie, Brigada Victor Jara, Diabo a Sete, Pensão Flor, Animais, Macadame, Fado ao Centro, Cordis, A Velha Capital e Os Quatro e Meia vão entrar em palco à vez e animar a noite de milhares de pessoas através da transmissão online da CM Coimbra.

PUBLICIDADE

Depois do fogo de artifício, que vai ser lançado de 21 pontos do concelho, pelo menos um em cada junta ou união de freguesias e que vai ser transmitido em direto, a animação continua com a atuação de cinco DJs, todos eles também de Coimbra: Bad Monkeyz, Club Banditz, Myro & Faiu, Pedro Carrilho e Rui Tomé.

PUBLICIDADE

A vereadora da Cultura e Turismo, Carina Gomes, salientou, na última reunião do executivo municipal, que, “à semelhança do que já aconteceu nas Festas da Cidade, a Câmara Municipal está a encontrar novas formas de celebração com o foco principal na segurança de todos os envolvidos, adaptando as celebrações ao atual contexto da pandemia”, destacando que “o grande objetivo, agora, é incentivar as pessoas a passarem a noite de fim de ano em casa, evitando os aglomerados habituais das celebrações na via pública e respeitando as medidas decretadas pelo Governo”.

Carina Gomes salientou que este fim de ano “é, sobretudo, um reconhecimento e um apoio ao talento artístico e cultural da cidade e aos profissionais da cultura”, recordando que o setor da cultura tem sido dos mais afetados pela evolução da pandemia.

PUBLICIDADE

A CM Coimbra desenhou um modelo diferente e arrojado para a última noite de 2020, que pretende chegar em formato digital a milhares de famílias, mantendo assim uma tradição de celebração desta efeméride que se realiza há oito anos consecutivos e que já afirmou Coimbra como um ponto de referência a nível nacional. Esse mesmo ponto foi também referenciado pela vereadora Carina Gomes. “Durante muitos anos e até ao final de 2013, Coimbra não tinha festa de fim de ano, não tendo qualquer destaque nesta época, o que levava grande parte da população a sair do concelho e a procurar outras paragens. Não havia geração de riqueza na hotelaria, na restauração ou no comércio da cidade”, recordou, salientando que “Coimbra passou a ter uma festa de fim de ano com vários palcos” tendo-se tornado rapidamente “referência para esta época do ano”.

O programa deste ano será, devido à pandemia, neste Facebook, no Youtube do município e em www.fimdeanoemcoimbra.pt, sendo inteiramente gratuito. Do fado e canção de Coimbra, até à música tradicional, popular e de intervenção, passando pelo indiepop e chegando ao hip-hop, será muito o talento da cidade apresentado neste palco digital que poderá ser visto em todo o mundo.

A animação terá início pelas 21:20 e à meia-noite do dia 01 de janeiro de 2021 vão ser 21 os pontos de lançamento de fogo de artifício no concelho de Coimbra, pelo menos um em cada junta ou união de freguesias. Este espetáculo pirotécnico será transmitido em direto durante a emissão nas redes sociais, mas pode ser também assistido numa varanda ou através de uma janela. Já depois da meia-noite a festa continua e entram “em palco” cinco DJs, todos eles também de Coimbra, que prometem muita animação até cerca das 02h30, percorrendo vários estilos musicais, desde os anos 80, música de dança, house e ritmos latinos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE