Coimbra

Restaurante Rei dos Leitões ganha Garfo de Ouro pelo 3.º ano consecutivo

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 09-04-2019

Não há duas sem três! Depois de 2017 e 2018, o restaurante Rei dos Leitões, situado na Mealhada, na região da Bairrada, repete a proeza de conquistar o ‘Garfo de Ouro’ da edição de 2019 do Guia Boa Cama Boa Mesa, do Expresso.

PUBLICIDADE

A este reconhecido galardão nacional, Licínia Ferreira e Paulo Rodrigues junta o ‘Prémio David Lopes Ramos’ atribuído ‘Prémios Grandes Escolhas’, evento organizada pela revista ‘Grandes Escolhas’.

A cerimónia decorreu ontem, dia 08 de Abril, no Edifício do Grupo Empresa, em Paço de Arcos, onde Licínia e os chefes Carlos Fernandes e Gonçalo Moreira subiram ao palco para receber o ‘Garfo de Ouro’ da mãos de Francisco Pedro Balsemão, CEO do Grupo Impresa.

PUBLICIDADE

“A dupla Licínia Ferreira e Paulo Rodrigues faz história ao colocar esta casa na linha da frente quer da restauração regional, quer nacional.” A frase, retirada do Guia diz tudo acerca deste emblemático restaurante que, há 72 anos, iniciou a sua trajectória na gastronomia regional com o icónico ‘Leitão assado à moda da Bairrada’.

Por sua vez, a revista ‘Grandes Escolhas’ já tinha distinguido o Rei dos Leitões, no passado dia 15 de Fevereiro, no Centro de Alto Rendimentos de Anadia (Velódromo Nacional), em Sangalhos, no concelho da Anadia, no âmbito do Jantar e a Cerimónia de Entrega dos ‘Prémios Grandes Escolhas’,  com o ’Prémio David Lopes Ramos’. Trata-se de um dos mais prestigiantes galardões, uma vez que é atribuído a personalidade(s) que dão um importante contributo ao mundo da gastronomia, tal como o que tem vindo a fazer Licínia e Paulo Fernandes, que têm vindo a apostar numa oferta diversificada e numa cozinha criativa, sem pôr de parte o famoso ‘Leitão assado à moda da Bairrada’. A qualidade do produto e do serviço requintado, bem como a vasta garrafeira com mais de 3500 referências vínicas também são aspectos a salientar no que toca a esta casa.

PUBLICIDADE

publicidade

Inaugurado a 15 de Maio de 1947 (Dia de Ascensão), na emblemática recta da Mealhada, na Bairrada, o Rei dos Leitões começou por ser uma pequena taberna, no verdadeiro sentido da palavra, até ao dia em que os tios da actual proprietária, Licínia Ferreira, decidiram assar um leitão.

O resultado está à vista 70 anos depois, com um espaço que continua a crescer sem esquecer o legado herdado.

Após quatro remodelações e diversos ajustes na decoração interior e exterior, o Rei dos Leitões tornou-se um dos mais apetecíveis e procurados restaurantes da região e um embaixador daquela que é uma das ‘7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa’, o leitão.

Aos fornos ainda aquecidos a madeira e casca de eucalipto junta-se um serviço de excelência, quer ao nível do atendimento, quer dos produtos confecionados que vão muito para além da iguaria principal.

O ano de 2011 marcou o ponto de viragem desta emblemática casa, com a aposta numa relação ímpar entre a tradição e inovação.

Com três salas – a principal, a ‘Sala dos Amigos do Rei’ e a ‘Sala do Rei’ –, o Rei dos Leitões só fecha à quarta-feira e nas pausas destinadas a férias do pessoal e obras de manutenção e melhoria.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE