Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Ressonâncias magnéticas com mais de um ano de atraso no CHUC

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 22-10-2018

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos mostra-se muito preocupada com os atrasos na realização de exames de ressonância magnética do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Atrasos que chegam a ser superiores a um ano e meio.

PUBLICIDADE

O equipamento do polo dos Hospitais da Universidade de Coimbra está obsoleto, com mais de 15 anos, o que provoca constantes avarias e já não tem capacidade de resposta para auxiliar o diagnóstico atempado de patologias que atingem os órgãos e tecidos de todo o corpo.

Excluindo os pedidos considerados com mais urgência (essencialmente patologia tumoral), nos exames de Ressonância Magnética gerados na consulta externa do CHUC, as marcações têm o seguinte agendamento: para dezembro de 2019, no caso de exames de neurorradiologia (principalmente de patologia da coluna / radicular e esclarecimento de cefaleias); para agosto de 2019, nos exames de corpo do Hospital Pediátrico (essencialmente patologia músculo-esquelética); e, também para Agosto de 2019, nos exames de corpo de adultos.

PUBLICIDADE

publicidade

“É muito grave o que está a acontecer. Acresce a esta chocante inoperacionalidade, o facto do equipamento do Hospital dos Covões sofrer constantes avarias (já mais de mês e meio de paragem este ano)”, denuncia o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos.

Para minorar os efeitos gravosos, a ocupação dos equipamentos, que é feita habitualmente num período alargado das 8h00 às 20h00 (o que permite a realização de 22 exames feitos por dia, 5 dias/semana) está a ser realizada, desde agosto deste ano, também aos sábados, de forma a dar resposta à crescente lista de espera dos utentes.

PUBLICIDADE

“O Ministério da Saúde tem a obrigação ética e moral de resolver esta situação que está a prejudicar os doentes da região Centro. É absolutamente degradante a forma como os doentes estão a ser esquecidos no diagnóstico atempado de patologias degenerativas e incapacitantes.”, denuncia Carlos Cortes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com