Coimbra

Requiem Alemão encantou Sé Velha

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 06-04-2015

O III Ciclo de Requiem – Coimbra 2015 terminou, na passada sexta-feira, com “Um Requiem Alemão”, de Brahms. Este concerto foi o último de cinco relacionados com a temática da Páscoa. 

PUBLICIDADE

unnamed (5)

A obra de Brahms foi interpretada pelo Coro Sinfónico Inês de Castro (CSIC) – organizador deste III Ciclo de Requiem – e pela Orquestra do Norte, foram solistas Ana Maria Pinto e o Rui Silva, sob a direcção do maestro titular e diretor artístico do CSIC, Artur Pinho Maria.

PUBLICIDADE

publicidade

Foi precisamente a soprano Ana Maria Pinto quem, na sua página pessoal de Facebook, elogiou o trabalho de todos os intervenientes neste concerto: “[…] tive a oportunidade de cantar pela primeira vez com o Coro Sinfónico Inês de Castro que interpretou magnificamente a música celestial de J. Brahms. Este foi, sem dúvida, um dos concertos mais belos em que pude participar, que me arrepiou e emocionou, dando-me um tapete mágico para cantar a lindíssima, mas difícil ária do Requiem Alemão. Grata aos heróis da Orquestra do Norte, ao barítono baixo Rui Silva e grata ao Maestro Artur Pinho Maria pela entrega, pelo gesto e pela profundidade”.

A interpretação parece não ter deixado o público indiferente, a ver pela grande ovação no final do espectáculo, “havendo várias pessoas a dar conta do deleite para os sentidos, da maravilha que foi escutar tão sublime Requiem, numa bela interpretação”.

PUBLICIDADE

O Ciclo de Requiem vai já no terceiro ano consecutivo, possibilitando que, em pouco tempo, Coimbra acolha um ciclo de cinco concertos maravilhosos relacionados com o período quaresmal e a Páscoa.

O Coro Sinfónico Inês de Castro – organizador deste Ciclo –,” mais uma vez, lutou por aquilo em que acredita, batalhou pela música, pela cultura, por Coimbra”. Este Ciclo de Requiem desde há três anos que figura e já se afirma no panorama cultural português, despertando o interesse não só dos conimbricenses, mas também de pessoas de outras localidades, como foi, de resto, visível nesta terceira edição. “De facto, é imperioso agradecer ao público que neste concerto e nos quatro anteriores, nos brindou com a sua presença, por nos fazer acreditar e sobretudo querer continuar”, destacou Artur Pinho Maria. “É muito motivador ver que as pessoas nos ouvem, apoiam, acarinham e aplaudem”, concluiu.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE