Coimbra

Requalificação de parque de estacionamento melhora acolhimento na praia do Osso da Baleia

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 29-09-2020

Reconhecendo o potencial turístico e ambiental que representa a praia do Osso da Baleia, o Município de Pombal tem apostado na sua qualificação e preservação com vista a proporcionar uma melhor qualidade aos seus visitantes. Na sua última reunião, o Executivo Municipal aprovou o lançamento a concurso da obra de requalificação do parque de estacionamento naquela que é a única praia do concelho.

PUBLICIDADE

Pombal, dunas no trilho da Baleia Verde na Praia de Osso de Baleia. Paulo Cunha

O projeto, com um preço base superior aos 400 mil euros, visa dotar o espaço de melhores condições para acolher os seus visitantes, não só durante a época balnear, quando certamente terá o seu pico de afluência, mas também durante todo o ano.

A proposta tem por objetivo principal, associado a um extenso programa de medidas que visam a divulgação da praia e simultaneamente a sua proteção, resolver a organização rodoviária, criação regrada de estacionamentos, a criação de assombreamento de proteção natural através da plantação de novas espécies arbóreas, e a resolução da circulação pedonal, bem como estabelecer uma ligação organizada e estruturada deste com a via asfaltada, onde termina a Estrada Atlântica.

PUBLICIDADE

A intervenção contempla a criação de um espaço com 198 lugares de estacionamento e acessos à praia/ passadiço. Prevê, ainda, uma zona para veículos pesados de passageiros (autocarros) com três estacionamentos.

Toda a zona de estacionamento será ensombrada pelas plantações de pinheiros-mansos “Pinus Pinea”, uma vez que estas atinjam o porte desejado e necessário para o efeito.

PUBLICIDADE

publicidade

A zona de intervenção abrange uma área de 8970,36m2 e será toda cercada com uma guarda em madeira de pinho tratada em autoclave, não incluindo o acesso pedonal em passadiço.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE