Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

República da Praça acolhe apresentação de “Corrupção – Breve História de Um Crime que Nunca Existiu” da autoria de Eduardo Dâmaso

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 25-10-2019

A República da Praça acolhe hoje, 25 de outubro, pelas 18:00, a apresentação do livro “Corrupção – Breve História de Um Crime que Nunca Existiu”, cujo autor é Eduardo Dâmaso.

PUBLICIDADE

 Eduardo Dâmaso, diretor da revista Sábado e diretor-adjunto da CMTV, trabalhou na Lusa e no Expresso em Coimbra, tendo residido no antigo Solar da Praça, na Praça da República.

Corrupção – Breve História de Um Crime que Nunca Existiu”

PUBLICIDADE

publicidade

Operação Marquês, Face Oculta, Operação Furacão, Universo Espírito-Santo. Parecem títulos de policiais sumarentos mas são os nomes de alguns dos muitos casos recentes de corrupção no nosso país. Casos reais que vão destapando progressivamente o pântano da corrupção e mostrando os grupos de interesses que há quatro décadas mandam na política e na economia. Os grupos que destruíram grandes empresas, como a PT, e deixaram buracos gigantescos na Banca.
Olhemos a verdade de frente: Portugal tem um grave problema de corrupção.
Mais de quatro décadas depois da viragem democrática, pouco mudou na eficácia do combate à corrupção e aos crimes económicos a ela associados. Nas mais de quatro décadas de democracia, vários membros da chamada elite – de políticos a governantes, passando por banqueiros, advogados e empresários – têm feito fortunas com a incapacidade do país para punir os criminosos. Apesar disso, Portugal vai ignorando mais de 70% das recomendações da União Europeia para combater a corrupção. Porquê?
De onde nasce a corrupção? O que lhe permite alastrar-se como fogo-posto? Porque continuam impunes muitos dos seus mais vis protagonistas?
E como podemos nós, cidadãos comuns, lutar para travar esta epidemia?
Isso é o que veremos neste livro.

A República da Praça fica situada na Rua João de Deus, nº4, em Coimbra.

PUBLICIDADE

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com