Representante da AAC nos Veteranos vota a favor da Garraiada na Queima das Fitas!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 22-03-2018

Notícias de Coimbra apurou que o representante da Direcção Geral da Associação Académica de Coimbra no Conselho de Veteranos votou a favor da continuidade na Garraiada da Queima das Fitas, contrariando a posição dos estudantes que em referendo decidiram acabar com o evento que se realiza(va) no Coliseu da Figueira da Foz.

PUBLICIDADE

académica aac

O jovem jurista Carlos Travassos é presidente da concelhia de Coimbra da Juventude Social Democrata. 

PUBLICIDADE

publicidade

Carlos Travassos exerceu ou exerce funções na academia como Conselheiro Geral da Queima das Fitas, membro da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra e Comissário da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Este voto do representante da Direcção Geral no Conselho de Veteranos assume particular importância, porque contradiz a posição pública da Associação Académica de Coimbra.

PUBLICIDADE

Recordamos que a AAC disse hoje, na sequência da decisão do Conselho de Veteranos de manter a Garraiada da Queima das Fitas, “que não admite, em circunstância alguma, qualquer desrespeito pela vontade democrática dos estudantes da Universidade de Coimbra”.

A AAC relembra que “ao longo de 130 anos de história, gerações e gerações de estudantes mudaram regimes, derrubaram governos, semearam revoluções e fizeram da Académica bandeira de liberdade e de democracia – é essa a nossa única tradição inabalável”.

A posição ontem assumida pela maioria do Conselho de Veteranos é, por isso, uma afronta direta à nossa história coletiva, ao nosso símbolo e assim a cada um dos estudantes da Universidade de Coimbra, considera a Académica.

A Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra reafirma categoricamente a decisão inequívoca tomada pelos estudantes no referendo do passado dia 13 de março e partilhada unanimemente pela Comissão Central da Queima das Fitas.

Entretanto,a AAC convocou uma conferência de imprensa para o dia 3 de abril, a realizar pelas 12h00 no edifício da Associação Académica de Coimbra, na qual a Direção-Geral “prestará informações relativamente às múltiplas questões de ordem financeira e programática que se têm suscitado quanto à presente e às anteriores edições e anunciará publicamente as ações que levará a cabo para a reforma estrutural que se impõe na Queima das Fitas”.

Até lá, a Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra reforça que fará cumprir intransigentemente a decisão democrática dos estudantes e que a defenderá até às últimas consequências.

garraiada

O Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra decidiu ontem, em reunião, que a Garraiada permanece na Queima das Fitas de Coimbra, indo contra a decisão do referendo, onde 70,7% dos estudantes votaram pelo seu fim.

Notícias de Coimbra apurou que o resultado da votação que decorreu esta noite foi de 14 veteranos contra a aceitação do que foi expresso em referendo e 11 veteranos pela aceitação do resultado do referendo, tendo os outros 2 presentes optado pela abstenção.

NDC sabe que João Luís Jesus, o Dux Veteranorum, votou a favor da decisão dos estudantes, isto é, contra a continuidade da garraiada.

A decisão do Conselho de Veteranos, em reunião, “foi a de que a garraiada vai continuar no programa da Queima das Fitas”, disse à agência Lusa o Dux Veteranorum (líder do organismo), João Luís Jesus, referindo que estiveram presentes na votação 27 veteranos.

O Dux Veteranorumafirmou também disse que tem “considerações a fazer sobre esta decisão”, mas que apenas na sexta-feira irá prestar declarações sobre a votação, após analisar a situação e reunir com a Comissão Organizadora da Queima das Fitas (COQF) e a direção-geral da Associação Académica de Coimbra (AAC).

No referendo promovido a 13 de março, com uma participação de 5.638 estudantes, os alunos da Universidade de Coimbra decidiram acabar com a garraiada na Queima das Fitas.

À pergunta “Deve o evento garraiada continuar no programa oficial da Queima das Fitas?”, 70,7% dos estudantes que participaram no referendo responderam “Não”, 26,7% “Sim”.

Notícias de Coimbra está a tentar obter reações de Alexandre Amado e Carlos Travassos, tarefa que se revelou impossível até ao momento.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE