Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

REN promove ação de reflorestação na Figueira da Foz com alunos do Paião

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 07-12-2019

A REN – Redes Energéticas Nacionais, em parceria com a Câmara Municipal da Figueira da Foz e a Quercus, promoveu hoje uma ação de reflorestação, que juntou cerca de 100 alunos da Escola EB 2,3 Pedrosa Veríssimo, em Paião.

PUBLICIDADE

Sob o lema “Juntos Plantamos o Amanhã”, os alunos do 2º ciclo desta escola do concelho da Figueira da Foz, plantaram cerca de 2000 árvores, entre medronheiros e pinheiros mansos. 

O programa iniciou-se com uma apresentação da REN e da Quercus, onde foram dadas a alunos e professores algumas dicas sobre a importância da biodiversidade e instruções técnicas sobre a plantação de árvores.

PUBLICIDADE

publicidade

De seguida, alunos, professores, responsáveis da Câmara Municipal da Figueira da Foz, da REN e da Quercus participaram numa ação de reflorestação numa área florestal na freguesia do Paião (coordenadas: 40°04’51.9″N 8°48’00.5″W). 

De acordo com Miguel Pereira, Vereador da Câmara Municipal da Figueira da Foz, “esta ação resulta da motivação e consciencialização ambiental de todos, na perspetiva de um ordenamento florestal equilibrado que promova a biodiversidade, a sustentabilidade ambiental e a resiliência da floresta. A aposta na floresta autóctone será o maior legado que poderemos deixar às próximas gerações. A Câmara Municipal acompanha este esforço de reflorestação sustentável, com ações permanentes de sensibilização junto das escolas, com a sementeira de espécies autóctones, produzindo plantas nativas. Em 2018, a Câmara Municipal da Figueira da Foz plantou diretamente 30.000 árvores (pinheiros e carvalhos), apoiando também outras ações particulares, como é o caso das ações da REN. Para 2020, perspetiva-se a plantação de mais de 50.000 árvores autóctones além das parcerias a constituir que poderão atingir outras 30.000.”

PUBLICIDADE

Para João Gaspar, responsável da área de Servidões e  Património da REN, “esta ação representa a continuidade do trabalho de ordenamento dos nossos corredores de transporte de energia em todo o país. Com a conclusão deste novo projeto, no concelho da Figueira da Foz, passamos a ter mais de 40% da área florestal reconvertida nesta região, ou seja, substituindo espécies de rápido crescimento e maior propensão a incêndios, por espécies autóctones de crescimento mais lento e geradoras de rendimento anual para os proprietários dos terrenos”. Só neste concelho, já plantámos mais de 45 mil árvores, na sua maioria pinheiros mansos, e nos últimos 4 anos já limpámos o equivalente a 250 campos de futebol” salientou ainda o responsável da REN. 

Nas iniciativas de reflorestação e reconversão de faixas promovidas pela REN nos últimos 10 anos, foram plantadas mais de 1 milhão de árvores, que representam 10% da área florestal ocupada pelas suas infraestruturas de transporte de energia. A Empresa pretende atingir os 25 % até 2025. Atualmente a REN é responsável pela limpeza de 21 mil hectares de floresta em todo o país.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com