Cidade

Relvinha comemora 41 anos

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 24-02-2016

A Cooperativa de Construção e Habitação Económica Semearrelvinhas foi fundada em 27 de Fevereiro de 1975 para construir casas dignas para alojar quem vivia em degradadas barracas de madeira, sem sistema de saneamento, luz, nem qualquer tipo de infraestrutura de apoio social ou cultural. Passaram 41 anos e o espírito comunitário mantém-se.

PUBLICIDADE

A

No próximo dia 27 de Fevereiro, sábado, a Associação de Moradores da Relvinha, em Coimbra, comemora o seu 41.º aniversário com um programa que inclui actividades desportivas, momentos culturais e muito convívio.

Com organização da Cooperativa Semearrelvinhas, apoio do Departamento da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra e da União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, esta é uma iniciativa aberta a todos os moradores e amigos do Bairro.

PUBLICIDADE

publicidade

O Bairro da Relvinha, com o apoio da Cooperativa de Habitação Económica Semearrelvinhas mantém, ao longo de mais de 40 anos, o espírito comunitário e de pro-actividade cidadã que levou à construção dos fogos no período pós 25 de Abril.

No ano de 2003, por ocasião de Coimbra Capital Nacional da Cultura, foram organizados dois workshops no Bairro, um de Teatro e um de Arquitectura, numa iniciativa promovida pela Associação Cívica Pro Urbe. Como resultado surgiu o projecto para uma sede – equipamento cultural no Bairro. O projecto está a ser concretizado, graças aos moradores, às autarquias – Freguesia e Município — e também à Fundação de Serralves, que ofereceu material construtivo.

O dia de comemoração dos 41 anos ao serviço da comunidade começa com jogos de Futsal no Campo do Loreto, a partir das 10h, seguindo-se um almoço convívio com a participação dos atletas e comunidade inscrita.

PUBLICIDADE

A partir das 15 horas decorrem as Cavalhadas e às 17h30 é projectado um filme com a história do Bairro. A cerimónia de boas vindas a todos os convidados está marcada para as 18 horas, com a presença de Fernando Abel, presidente da União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, e de José Fernando Martins de Almeida e Jorge Vilas, presidentes da Assembleia Geral e da Direcção da Semerrarrelvinhas, respectivamente.

Segue-se o jantar convívio (Bodo – Festa do Povo para o Povo), e , a partir das 20h30, a actuação de Manuel Rocha e amigos, seguido do fadista Vitor Sá.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE