Crimes

Relatório da Comissão Independente revela bebés abusados em instituições da Igreja

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 16-02-2023

São muitos os dados que chegam do relatório da Comissão Independente que estuda os abusos sexuais de menores no seio da Igreja Católica. Segundo o documento, há registo de bebés abusados em instituições da igreja.

PUBLICIDADE

O relatório que foi consultado pelo Correio da Manhã mostra, na página 172 que “embora existam relatos residuais de abusos a partir dos 2 anos de idade, reportados por outrem, a incidência torna-se frequente logo a partir dos 6 anos (6,4%), sendo mais elevada no intervalo entre os 10 e os 14 anos. Em termos absolutos, a incidência é mais alta aos 12 anos, com 15% dos casos.”

“O texto é ilustrado por um gráfico onde se dá conta que 0,2% das vítimas de abusos sexuais na Igreja tinha dois anos, idade em que uma criança ainda é considerada um bebé. De acordo com o mesmo gráfico, 0,4% das vítimas tinha três anos. Ou seja, 0,6% das crianças abusadas sexualmente em instituições da Igreja Católica portuguesa tinha entre dois e três anos”, revela o CM.

PUBLICIDADE

A leitura do relatório final permite concluir ainda que “os bebés abusados eram maioritariamente do sexo feminino, no caso da faixa etária dos dois anos, invertendo-se a situação quando a idade sobe para os três anos”, segundo aquela notícia.

Refira-se que, em média, “a primeira situação de abuso sofrida pelos rapazes ocorre numa idade mais tardia do que entre as raparigas (11,7 contra 10,5 anos), sendo esta diferença estatisticamente significativa, facto eventualmente justificável por ser sabido que as mesmas transformações pubertárias ocorrem, de modo geral, mais precocemente no sexo feminino”, sublinha o relatório final.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE