Coimbra

Reitores ibero-americanos debatem em Salamanca a universidade do futuro  

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 19-05-2018

 A educação digital, o modelo de investigação nas universidades e o contributo da academia para o desenvolvimento social e territorial vão estar em debate num encontro de reitores ibero-americanos em Salamanca, que terá o Presidente da República na abertura

PUBLICIDADE

João Gabriel Silva

O IV Encontro Internacional de Reitores Universia, uma rede ibero-americana de universidades e politécnicos, decorre entre 21 e 22 de maio, em Salamanca, Espanha, no Palácio de Congressos e Exposições de Castilla e León, e conta com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sessão inaugural do evento, ao lado do rei de Espanha, Felipe VI, do secretário-geral da OCDE, Angel Gurría e da presidente da rede Universia e do banco Santander, Ana Botín.

O encontro tem o lema “Universidade, Sociedade e Futuro”, e vai reunir representantes de academias de países como Portugal, Espanha, Brasil, Argentina, Chile, Perú, México e Colômbia.

PUBLICIDADE

publicidade

“O IV Encontro Internacional de Reitores Universia que se celebra coincidindo com o VIII Centenário da Universidade de Salamanca irá oferecer um espaço de debate em que os peritos de todo o mundo irão aprofundar as bases da Universidade, o seu presente e futuro imediato. Irão assistir mais de 700 reitores e representantes académicos de todo o mundo, personalidades da política, de empresas e de instituições nacionais e internacionais”, refere um comunicado sobre o evento.

A representação portuguesa no encontro terá 28 reitores e presidentes de politécnicos e nove vice-reitores, correspondentes a 30 instituições de ensino superior nacionais, marcando presença os reitores das universidades de Coimbra, Nova de Lisboa, do Minho, da Beira Interior e de Trás-os-Montes e Alto Douro, entre outras.

PUBLICIDADE

“Sebastião Feyo de Azevedo, da Universidade do Porto, faz parte do Comité Académico deste Encontro de Reitores, enquanto João Gabriel Silva, reitor da Universidade de Coimbra, é o Coordenador da sessão “A inovação e a internacionalização na formação universitária: exigência da oferta académica, do currículo e dos programas de estudo?”.

O reitor da Universidade Nova de Lisboa, João Sáàgua, coordena a sessão “IDI no horizonte 2030: talento, responsabilidade ética e tecnologias disruptivas”, precisa o comunicado.

“O debate irá centrar-se em três eixos temáticos de especial interesse para o mundo académico: ‘Formar e aprender num mundo digital’, ‘Investigar na Universidade, um paradigma em revisão?’ e ‘A contribuição da universidade para o desenvolvimento social e territorial’, refere o documento.

As conclusões do encontro vão ser apresentadas na terça-feira, ficando registadas na ‘Declaração de Salamanca’, “com o compromisso das autoridades e reitores assistentes para que a Universidade avance, através de ações concretas, em consonância com as necessidades da sociedade do século XXI”.

A conferência de encerramento está a cargo do microbiólogo da Universidade de Alicante, Francis Mojica, que investiga na área dos genomas e edição genética, terminando o encontro com um ato presidido por Ana Botín e pelo presidente do Governo de Espanha, Mariano Rajoy.

Os três encontros anteriores de reitores ibero-americanos realizaram-se no Rio de Janeiro, Brasil, em 2014, em Guadalajara, México, em 2010, e em Sevilha, Espanha, em 2005.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE