Região

Reis Magos entregaram presentes aos animais do Parque Biológico da Serra da Lousã (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 06-01-2023

O Dia de Reis, assinalado esta sexta-feira, 6 de janeiro, foi muito especial para os animais do Parque Biológico da Serra da Lousã, em Miranda do Corvo. Os ursos, os linces e os gamos receberam a visita dos três reis magos que lhe entregaram presentes de Natal.

PUBLICIDADE

O trio de reis, composto por Kristie Pereira, guia do parque, e Francisco Parreira, funcionário da Fundação ADFP e Miguel Pedro, aluno da instituição, vestiu-se a rigor com coroas e tudo e montou a cavalo. Contaram com a ajuda dos estudantes  do 8º e 12º anos da Escola José Falcão, de Miranda do Corvo que embrulharam os presentes e colaboraram na distribuição.

Logo pela manhã Margarida Soares, bióloga do parque, entregou aos alunos os presentes que “não são mais do que o alimento diário dos animais, mas em forma de prenda”, explicou ao NDC a responsável. Para os embrulhos foi usado papel de jornal por ser “biodegradável e inofensivo” para os bichos.

PUBLICIDADE

publicidade

Os ursos receberam frutas e frangos, os gamos a sua ração e aos linces foram entregues coelhos, a sua presa favorita, referiu a bióloga.

Depois de embrulhados os presentes, os três Reis Magos montaram nos cavalos e partiram para a entrega. Os presenteados estiveram sempre “muito divertidos”. Os ursos foram os mais discretos, os gamos os mais pedinchões, sempre a pedir ração junto às redes e os linces os mais velozes na hora de agarrar a prenda.

PUBLICIDADE

“É sempre uma surpresa, mas por norma os animais reagem muito positivamente. Alguns tentam enfiar-se dentro das caixas, outros chateiam-se porque a prenda do outro cheira melhor que a sua, mas acaba por ser sempre muito divertido poder assistir”, assegurou Margarida Soares.

“Os objetivos desta iniciativa são criar um enriquecimento ambiental para os animais, promover o parque como espaço turístico, educacional e ambiental que é e integrar todas as pessoas que trabalham conosco neste dia diferente”, referiu a bióloga.

A atividade de Reis conta já com várias edições no Parque Biológico e continua a ser uma das que mais desperta a curiosidade e a alegria dos visitantes, principalmente dos mais novos. Os animais agradecem.

O Parque Biológico, que em conjunto com o Ecomuseu Espaço da Mente e o Templo Ecuménico Universalista forma o Trivium, conta já com quase 400 mil visitantes vindos de todo o país para conhecer aquela que é a maior amostra de fauna e flora selvagem de Portugal. Ao percorrer o parque, podem observar de perto espécies únicas como o urso pardo, o lobo ibérico, o lince, veados, gamos, javalis, raposas e muitos mais que habitam naturalmente as florestas de Portugal. 

Propriedade da Fundação ADFP, instituição de solidariedade social sem fins lucrativos com sede em Miranda do Corvo, o Parque segue uma lógica de integração e cerca de 70% dos trabalhadores sofrem de algum tipo de doença, deficiência física ou mental. A instituição apoia mulheres/mães em situação de pobreza, crianças, jovens e adultos com deficiência ou doença mental, idosos doentes em fim de vida, refugiados, pessoas “sem-abrigo”. 

Depois de terem cumprido a sua missão, os três reis magos prometeram regressar no próximo ano.

Veja o direto NDC com o embrulho dos presentes:

Veja o direto NDC com Margarida Soares:

Veja o direto NDC com os Reis Magos:

Veja os linces a receberem as prendas:

Veja os gamos a receberem os seus presentes:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE