Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Reis do Carnaval da Mealhada plantam árvores no Bussaco

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 11-02-2018
Os reis do Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada – o ator brasileiro Vítor Hugo e a atriz e ex-modelo portuguesa Raquel Loureiro – plantaram duas árvores, hoje, na Mata Nacional do Bussaco (MNB), uma floresta pública do concelho da Mealhada que é Monumento Nacional candidato a Património Mundial da UNESCO.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

PUBLICIDADE

“Estou muito emocionado com esta oportunidade que me deram a mim, aos meus filhos e à minha mulher de deixar uma marca tão importante e especial numa Mata tão bonita e mágica. Quero regressar mais vezes ao Bussaco e em particular ao Vale dos Abetos para visitar o abeto (Abies sp.) que foi aqui plantado por mim, junto a um majestoso palácio, que carrega uma história tão importante para Portugal”, afirmou, no final da plantação, Vítor Hugo, ator, empresário do ramo cultural, filósofo, diretor artístico.

raquel loureiro
Já a atriz Raquel Loureiro, que plantou um loureiro (Laurus nobilis), não escondeu a emoção: “estou tão, tão feliz que nem calculam. Já tenho um livro quase escrito, que é a biografia do meu pai, o [falecido] maestro José Duarte Loureiro. Hoje, plantei a minha primeira árvore e ainda por cima um loureiro, que é da minha ‘família’. Agora, só me falta mesmo ter um filho!”. 
O presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, que fez questão de assistir às plantações, salientou a importância da presença no Bussaco dos reis do Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada para ajudar a Mata a atingir o seu objetivo de ser reconhecida pela UNESCO: “Vitor Hugo é um dos mais respeitados atores brasileiros da sua geração, indicado e laureado nas mais diversas e importantes áreas artísticas, desde o teatro à televisão. Já Raquel Loureiro é uma portuguesa que dispensa apresentações. É uma atriz, ex-modelo, Dj e empresária muito querida dos portugueses, cuja presença prestigia o Bussaco e ajuda a levar mais longe o nome da nossa Mata”.
O presidente da Fundação Mata do Bussaco (FMB), António Gravato, subscreve as palavras do autarca e acrescenta: “é uma honra para nós contar com a presença de um ator brasileiro tão ilustre, que conta com uma consistente formação teatral, que produziu e dirigiu mais de uma dezena de espetáculos teatrais, foi laureado aos 15 anos de idade como Melhor Ator Revelação no Prémio Coca Cola de Teatro e indicado ao Prémio Shell de Teatro (o mais importante da categoria teatral). Da mesma forma que é um orgulho receber uma atriz portuguesa tão querida e que se prontificou a abraçar a nossa causa e apoiar a nossa candidatura a Património Mundial da UNESCO”.
bussaco
Recorde-se que, segundo a FMB, a iniciativa das plantações de árvores por figuras públicas visa, por um lado, “contribuir para a reflorestação do Bussaco” e, por outro lado, “dar um sinal aos portugueses da necessidade de todos contribuirmos para a preservação do meio ambiente”.
As plantações de Raquel Loureiro e Vítor Hugo enquadram-se, por isso, no projeto de reflorestação “Criar Raízes” que a FMB tem vindo a desenvolver na MNB, a única floresta pública portuguesa a receber a certificação FSC (gestão florestal ambientalmente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável).
Pedro Abrunhosa, Marisa Liz (Amor Electro), Assunção Cristas, Maria de Belém, José Cid, Rui Reininho, Marco Paulo, Sofia Aparício, Rui Veloso, Luís de Matos, Luís Represas, Maya, José Luís Peixoto, Eládio Clímaco, Dina Aguiar, Isabel Medina, Eduardo Beauté, Paula Magalhães e Carla Andrino foram apenas algumas das figuras públicas nacionais que plantaram recentemente árvores no Bussaco. Também uma equipa de futebol dos Emirados Árabes Unidos e um grupo de investigadores chineses plantaram uma árvore, recentemente, no Bussaco.
Lembre-se que todo o trabalho de limpeza e reabilitação da Mata decorreu, até há final de dezembro de 2017, no âmbito do projeto BRIGHT – “Bussaco´s Recovery from Invasions Generating Habitat Threats”, com o apoio do Programa LIFE+.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com