Coimbra

Região de Coimbra tem alguns dos melhores locais para observar as estrelas

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 17-07-2019

O Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, vão marcar presença na cerimónia de apresentação pública da certificação internacional “Destino Turístico Starlight” e da estratégia de desenvolvimento do destino Dark Sky  Aldeias do Xisto, que se realiza no dia 18 de julho, a partir das 20:00, na Aldeia do Xisto de Janeiro de Cima.

PUBLICIDADE

 

Imagem figurativa

A certificação internacional “Destino Turístico Starligth” é atribuída pela Fundação Starlight ao Dark Sky â Aldeias do Xisto, projeto promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra com a ADXTUR, em parceria com a Associação Dark Sky Alqueva, o Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

PUBLICIDADE

No que compete à área da CIM Região de Coimbra, o projeto Dark Sky  Aldeias do Xisto partiu do facto de alguns dos municípios da região apresentarem condições de excelência para a sua classificação enquanto destino Dark Sky, nomeadamente 24 localidades dos municípios de Penela, Miranda do Corvo, Lousã, Góis, Pampilhosa da Serra, Arganil e Oliveira do Hospital.

No polígono agora certificado, que se estende também a essas 24 localidades da Região de Coimbra, existem as melhores condições para a observação do céu noturno, com parâmetros de visibilidade, transparência, escuridão e noites limpas, excelentes para o usufruto do céu noturno e dos fenómenos astronómicos. A par destas excelentes condições, esta certificação atesta, também, o compromisso entre as entidades públicas, privadas e científicas, bem como, a prontidão e a qualidade dos serviços turísticos, amplificada pelo genuíno interesse da comunidade residente.

PUBLICIDADE

publicidade

O destino Dark Sky  Aldeias do Xisto promove e valoriza turisticamente os recursos, envolve o setor privado e cria sinergias supramunicipais a partir de um produto inovador que gerará a captação de novos turistas, criando uma oferta diferenciadora que se suporta num recurso único com presença no território. Trata-se de um novo posicionamento turístico que extravasa a mera observação do céu para se assumir como uma aposta estratégica que concilia o desenvolvimento turístico com a sustentabilidade social e ambiental, transformando, assim, uma aparente fraqueza do território num ativo distintivo de valorização económica e cultural.

O projeto Dark Sky  Aldeias do Xisto faz parte integrante da estratégia Produtos Turísticos Integrados da Região de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE