Coimbra

Região de Coimbra reduz em 30% o preço dos passes dos transportes públicos

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 29-03-2019

Os passes sociais dos transportes públicos na área da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra, que agrega 19 municípios, sofrem, a partir de segunda-feira, uma redução de 30%.

PUBLICIDADE

A diminuição do custo dos passes é “uniforme, independentemente das tipologias dos 13 operadores” que prestam serviço na região (rodoviário e ferroviário), disse à agência Lusa o secretário executivo da entidade, Jorge Brito, esclarecendo que a medida abrange os transportes alternativos do Ramal da Lousã (encerrado em janeiro de 2010).

PUBLICIDADE

Enquanto autoridade de transportes, a CIM Região de Coimbra não abrange esta cidade e concelho, cuja autoridade de transportes é a Câmara Municipal (mas estão a ser desenvolvidos contactos entre ambas). Em Coimbra, igualmente no âmbito do Plano de Apoio à Redução Tarifária (PART), os passes gerais mensais dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos (SMTUC) baixarão dos atuais 35 euros para 30 euros (cerca de 14%).

Ainda na rede dos SMTUC, os ‘passes especiais’, como os de ‘terceira idade’ e ‘reformado/pensionista por incapacidade’, passam a custar 15 euros (17,5 euros atualmente) e os ‘sénior +’ e ‘reformado/pensionista por incapacidade +’ baixam de 14 para 12 euros por mês. Os passes de estudante do ensino superior são os que registam maior diminuição (32%), baixando de 22 para 15 euros (os passes dos estudantes até ao secundário são, desde este ano letivo, gratuitos).

PUBLICIDADE

publicidade

Jorge Brito

Prosseguindo a sua “missão como autoridade de transportes da Região de Coimbra” é, por outro lado, intenção da CIM “implementar a redução nos serviços com origem e/ou destino na área da Comunidade”, adiantou o responsável.

A adoção de “um título único”, que proporcionará “uma melhoria significativa em termos de mobilidade e a valorização do território”, é outra medida preconizada para este território, no qual também é necessário fazer “um conjunto de investimentos estruturantes, tendo em conta que se trata de uma temática continuamente em estudo e prioritária” para a região.

A CIM Região de Coimbra está, entretanto, a preparar um concurso internacional para “reestruturação da rede de transportes”, no âmbito das suas “competências enquanto autoridade de transportes”.

A mobilidade na Região de Coimbra é “uma das prioridades”, conclui Jorge Brito, assegurando que a CIM está a “trabalhar para criar uma rede de transportes coesa que responda às exigentes necessidades atuais e proporcione condições para a consolidação de uma região mais sustentável”.

A CIM Região de Coimbra abrange os 17 municípios do distrito de Coimbra (Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares), Mealhada (Aveiro) e Mortágua (Viseu).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE