Desporto

Região de Coimbra recebe “o maior evento de cicloturismo em Portugal” (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 31-08-2021

Decorreu, hoje, na Figueira da Foz, a apresentação da primeira edição do “UCI Granfondo World Series Coimbra Region”, um evento de cicloturismo, marcado para os dias 23 e 24 de Outubro e que está aberto à “participação de todos os ciclistas, ciclodesportistas e cicloturistas (federados ou não federados), de ambos os sexos, de qualquer nacionalidade, e maiores de 19 anos de idade”.

PUBLICIDADE

 As provas vão acontecer no fim de semana de 23 e 24 de Outubro, sendo que no primeiro dia vai ter lugar a prova de contrarrelógio, com um percurso de 17.3km que se vai realizar na Figueira da Foz e no domingo acontecerá, em Montemor-o-Velho a tão esperada competição de Granfondo que totaliza 151,7km “para os mais arrojados” e ainda a de Mediofondo com um percurso de 104,2km. No trajeto das competições de Mediofondo e Granfondo, os atletas passarão também pelos concelhos de Soure, Penela, Miranda do Corvo e Condeixa.

A adesão a esta competição “vai de vento em poupa” segundo a organização já que até ao momento estão inscritos “576 atletas de 15 nacionalidades”, com a prova contrarrelógio com “apenas 40 vagas” restantes num máximo permitido de 300 participantes permitidos, detalhou a organização. As inscrições para “UCI Granfondo World Series Coimbra Region” estão a decorrer na páginal oficial do evento.

PUBLICIDADE

Para esta primeira edição são esperados cerca de 1000 atletas, mas segundo os dinamizadores espera-se que “nos próximos dois anos a competição possa dobrar este número.

Este UCI Granfondo World Series Coimbra Region passa agora a ser um dos 25 eventos de qualificação selecionados pela UCI em todo o mundo “onde são apurados os 20% melhores em cada faixa etária para o Campeonato do Miundo UCI Grandfondo, quer para o contrarrelógio individual, quer para a prova de fundo”. Desta forma a região de Coimbra passa a contar, através deste evento, para o apuramento para o Campeonato do Mundo da competição que vai decorrer em Itália.

PUBLICIDADE

Durante a apresentação foi também divulgada a segunda edição do “Race Nature Montemor-o-Velho” que vai acontecer já nos dias 17,18 e 19 de setembro. Trata-se de uma prova por etapas (um contrarrelógio e duas etapas em linha).

A apresentação contou com a participação do presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Carlos Monteiro, do presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, do presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, do secretário geral da Comunidade Intermunicipal de Coimbra, Jorge Brito, do ciclista e dinamizador do evento João Cabreira, do presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, e ainda da diretora de Marketing da empresa Catlike, Rita Cardoso.

Veja o vídeo do Direto NDC: 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE