Região

Região de Coimbra participa no congresso ibérico “A bicicleta e a cidade”

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 07-10-2021

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra vai participar, como oradora, no XVIII Congresso Ibérico “A bicicleta e a cidade”, que decorre no dia 8 de outubro, em Barcelona.

PUBLICIDADE

“Rede estruturante ciclável da Região de Coimbra” é a temática que vai ser abordada pela CIM Região de Coimbra, com destaque para as principais vias cicláveis no território: Eurovelo 1 – Rota da Costa Atlântica na CIM-RC, Ecovia do Mondego – Prolongamento da Ecopista do Dão, Ciclovia do Mondego, Ecopista do Antigo Ramal Ferroviário da Figueira da Foz e Percurso ciclável “Ceira On Bike”.

Recorde-se que a Região de Coimbra tem, neste momento, candidaturas aos fundos europeus na área da mobilidade sustentável que englobam os quatro projetos acima mencionados, no valor total de 13,6 milhões de euros, com o objetivo de estruturar e promover a mobilidade na região por modos suaves, através da criação de uma Rede Estruturante de Vias Cicláveis.

PUBLICIDADE

publicidade

O XVIII Congresso Ibérico está integrado no CICLOBCN2021, um conjunto de congressos e atividades que está a decorrer em Barcelona, com o objetivo de reivindicar o papel da bicicleta nos desafios atuais e futuros que enfrentamos como sociedade e reafirmar o compromisso das instituições e dos cidadãos em promover a sua utilização.

Este congresso, uma iniciativa conjunta da Coordinadora en Defensa de la Bici (ConBici) e da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), visa apresentar os desenvolvimentos e experiências mais importantes relacionados com a bicicleta em Espanha e Portugal. É um congresso organizado por organizações de ciclismo, com especial enfoque nas iniciativas sociais ligadas ao mundo da bicicleta.

PUBLICIDADE

Devido à sua dimensão global e capacidade de transformar cidades e territórios, a bicicleta contribuirá decisivamente para a realização dos desafios atuais e futuros que enfrentamos como sociedade, desafios incluídos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na Agenda 2030.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE