Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Região de Coimbra na “vanguarda” da adaptação às alterações climáticas

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 29-02-2020

O Espaço Inovação Mealhada acolheu a apresentação pública do projeto “Demonstração e Inovação para Adaptação às Alterações Climáticas na Região de Coimbra”. A apresentação pública contou com a presença dos autarcas dos municípios parceiros, a participação do POSEUR e da Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARH) do Centro.

PUBLICIDADE

Este projeto, liderado pela CIM Região de Coimbra, em parceria com os Municípios de Condeixa-a-Nova, Mealhada e Montemor-o-Velho, consiste na implementação de ações de demonstração e de disseminação de boas práticas em matéria de adaptação às alterações climáticas, com base nas opções e medidas de adaptação identificadas nos diversos planos e estratégias existentes à escala municipal e intermunicipal.

«A CIM Região de Coimbra está muito empenhada em mitigar o impacto das alterações climáticas para evitar fenómenos como o Furacão Leslie, tempestades e incêndios. Existem um compromisso dos 19 municípios que formam esta região que em fazer este trabalho com muito empenho para termos melhores condições para o nosso território», disse José Carlos Alexandrino, presidente da CIM Região de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Por sua vez, Pedro Cardoso destacou a importância do projeto com o facto do POSEUR ter recebido 22 candidaturas para este aviso, «mas devido à dotação só conseguimos aprovar seis projetos, os que tiveram mais mérito e com melhor pontuação, onde se inclui este projeto da CIM Região de Coimbra». 

«A CIM da Região de Coimbra está claramente na vanguarda da adaptação às alterações climáticas na Região Centro, prova disso é o Plano intermunicipal que está em implementação, com mais este projeto apresentado aqui hoje», realçou Nuno Bravo, da ARH do Centro.

PUBLICIDADE

Este projeto, financiado pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e Portugal 2020, conta com um investimento total de 991.272,37 euros, distribuído por um investimento elegível de 876.838,09 euros e não elegível de 114.434,28 euros, comparticipado em 75% pelo Fundo de Coesão (657.628,57 euros).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com