Região

Região de Coimbra intensifica luta contra vespa velutina (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 06-07-2022

Os municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra receberam, esta quarta-feira, equipamentos de deteção e combate à vespa velutina, numa sessão que se realizou em Condeixa-a-Nova.

PUBLICIDADE

Esta ação é realizada no âmbito do projeto “Deteção e combate à vespa velutina no território da CIM Região de Coimbra” num investimento de cerca de 541 mil euros, financiado pelo POSEUR, e que visa “a criação de uma estratégia coordenada de combate à vespa velutina em toda a região, o reforço da capacitação dos municípios ao nível dos equipamentos de eliminação de ninhos, instalação e monitorização de uma rede de armadilhas, promoção e divulgação de boas práticas, bem como o aumento do conhecimento atualmente existente sobre esta espécie, argumenta o vice-presidente da CIM, Raul Almeida. Realçando que há uma intensificação na luta contra vespa velutina com este projeto que contempla três fases.

Num primeiro período a Universidade de Coimbra distribuiu mais de 5000 armadilhas pelo território da Região, a segunda fase do projeto contempla a entrega de equipamentos de deteção e combate à vespa velutina aos municípios da Comunidade Intermunicipal, e uma última etapa virada para a comunicação, sensibilização da população.

PUBLICIDADE

Refira-se que em 2019, a CIM constituiu um grupo de trabalho formado por técnicos dos municípios, com o objetivo de uniformizar as metodologias de controlo e combate à Vespa Velutina em toda a região, trabalho esse que permite robustecer a estratégia que se está a implementar e que está a contribuir para o reforço das medidas de salvaguarda da atividade apícola em toda a Região.

A CIM Região de Coimbra integra os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares (todos no distrito de Coimbra) e ainda Mealhada (distrito de Aveiro) e Mortágua (distrito de Viseu).

PUBLICIDADE

publicidade

Veja os diretos NDC:

 

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE