Coimbra

Região de Coimbra: Ensino Pré-Escolar integra programa Image.Create.Succeed

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 20-11-2019

A 7.ª edição do “Image.Create.Succeed”, programa educativo de promoção de competências nas escolas, foi hoje apresentada e tem diversas novidades.

PUBLICIDADE

O destaque vai para a integração do ensino Pré-Escolar no programa, cujo objetivo passa por estimular a imaginação e a criatividade favorecendo a expressividade e a construção de novas realidades, promovendo o desenvolvimento global da criança (motor, cognitivo, social). Nesse sentido, a abordagem vai ser efetuada através da “metodologia tipo Lego”, onde o material didático utilizado são 418 peças de “Lego”, compostas por peças representativas de profissões, animais e blocos generalistas, que vão facilitar o ensino-aprendizagem das competências no contexto escolar e fora dele.

O programa “Image.Create.Succeed”, que foi apresentado hoje aos vereadores e técnicos da área da educação dos 19 municípios, é composto por ações de capacitação e programas específicos, destinados a professores e alunos do pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos, ensino secundário e profissional, e tem vários recursos pedagógicos para educadores e para alunos.

PUBLICIDADE

publicidade

O programa engloba um conjunto de temáticas, nomeadamente, cidadania e participação cívica, inovação e criatividade, tecnologia e comunicação, cultura e património, território e sustentabilidade, empreendedorismo e empregabilidade.

Além do ensino Pré-Escolar, as novidades deste ano consistem no enfoque na promoção do sucesso escolar, inclusão de novos desafios e novas competências a desenvolver por alunos e professores, e a promoção de uma nova mascote: o Tomás, que se junta à Inês, mascote da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra.

PUBLICIDADE

O projeto está divido em cinco programas educativos, de acordo com o nível de ensino a que se destina: Pré-escolar – Uma Aventura na Cidade do Futuro, 1.º CEB – As Aventuras da Inês e do Tomás na Região de Coimbra, 2.º CEB – Artes e Ofícios, 3.º CEB – Empresas Escolares,  Secundário e Profissional – Cria o teu Futuro.

«Este é projeto intermunicipal mais antigo desta Comunidade Intermunicipal, e começa a dar os seus frutos nos jovens que participaram no passado” afirmou Jorge Brito, Secretário Executivo Intermunicipal da CIM Região de Coimbra.

O “Imagine.Create.Succeed” disponibiliza ainda aos professores uma formação certificada e dinamizada em articulação com os Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE) do território da Região de Coimbra, que decorre num ambiente de análise e reflexão, sobre educação, criatividade e inovação.

Esta iniciativa é promovida pela CIM Região de Coimbra, no âmbito do programa Realiza.te, sendo cofinanciada pelo Centro 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE