Coimbra

Região de Coimbra elabora Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 26-11-2015

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra  (CIM RC) encontra-se a elaborar um Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS), ao nível de NUTS III Região de Coimbra (19 municípios), que promova a implementação de uma estratégia de baixo teor de carbono para o território da CIM-RC, nomeadamente nas zonas urbanas, incluindo a promoção da mobilidade urbana multimodal sustentável e medidas de adaptação relevantes.

PUBLICIDADE

mobilidade

A Região é caracterizada por uma diversidade de densidades e perfis populacionais e produtivos, por possuir paisagens e recursos diversos e por deter oportunidades de construção de sinergias entre atividades e setores económicos.

PUBLICIDADE

publicidade

 Ora, tal realidade levanta igualmente desafios adicionais na criação de condições de acessibilidade, mobilidade, de compatibilização dos vários modos de ocupação e uso do território.

Apoiado pelo Programa Operacional Regional do Centro 2020, o PAMUS pretende valorizar os “modos suaves”, apostando na sustentabilidade do sistema de transporte, vertida em políticas de transferência modal a partir do transporte individual, mas também enquanto complemento ao transporte público.

O PAMUS terá quatro fases, será monitorizado baseado em indicadores e avaliada a sua implementação envolvendo a comunidade e os agentes mais relevantes de uma forma participada e interventora.

PUBLICIDADE

As metas do PAMUS estarão balizadas pelo reforço da eficiência do transporte de pessoas e bens, reconversão para modos de transporte mais limpos e eficientes, garantia de um sistema de transportes e acessibilidade inclusivo, redução dos impactos negativos do sistema de transporte ao nível da saúde e segurança, diminuição da poluição atmosférica, sonora e das emissões de gases com efeito de estufa, assim como do consumo energético.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE